Como deve ser feito o recall?

Índice

Como deve ser feito o recall?

Como deve ser feito o recall?

O que fazer em caso de recall? O consumidor deverá verificar se seu produto é abrangido pela campanha de recall e, em caso positivo, entrar em contato com o fornecedor ou dirigir-se ao local indicado no aviso de risco, para que seja realizado o reparo ou a troca da peça defeituosa, sem qualquer ônus.

Tem que pagar recall?

O recall não pode gerar qualquer custo para o consumidor. A necessidade de percorrer maiores distâncias ou a perda de um dia de trabalho para o dia de conserto pode ser exigida como compensação na justiça, caso o consumidor se sinta prejudicado ou tenha algum prejuízo.

Quem tem direito a recall?

Todos os proprietários de veículos que forem chamados para recall têm direito ao serviço, como explica o diretor do Procon. “Qualquer pessoa que seja portadora de um bem ou produto dentro das especificações está sujeita a receber o recall, porque é uma questão de salvaguarda de vida do consumidor”, afirma Vieira.

O que é feito no recall?

Recall é um termo estrangeiro cujo significado ao pé da letra é chamada de volta. Ele é usado para indicar que o automóvel lançado possui um defeito de fábrica. O alerta normalmente é feito como aviso de que utilizar o carro naquele estado pode oferecer riscos à segurança.

Quem paga pelo recall?

Ainda que o bom senso coloque o culpado pela falha como aquele que vai bancar as despesas, a conta ainda pode continuar nas mãos da montadora. A legislação brasileira determina que a responsabilidade pelo recall seja sempre do fabricante do produto final.

O que acontece se eu não fizer o recall?

A partir de agora, veículos que não fizerem recall não vão poder ser licenciados nem transferidos. Ou seja, terão o documento bloqueado. Essa é uma das alterações feitas no Código de Trânsito Brasileiro (CBT) por meio da lei 14.071/2020, em vigor a partir do dia 12 de abril.

Como é feito o recall?

Dessa maneira, o recall, também conhecido como chamamento, é um procedimento realizado pelo fornecedor que visa a informar ou até mesmo convocar os consumidores a sanar determinado defeito que foi encontrado em produtos vendidos ou serviços prestados.

Como fazer o recall do seu veículo?

Após o login, você deve localizar no canto esquerdo da página o bloco "Consulta" (5º bloco) e ali clicar em "Recall" (2ª opção). Você deverá então informar o Chassi do veículo e clicar em prosseguir, quando serão exibidas,se houverem, as informações de recall do veículo. Documentação.

Como verificar se seu produto é abrangido pela campanha de recall?

Depois de verificar se seu produto é abrangido pela campanha de recall e, em caso positivo, entrar em contato com o fornecedor, o consumidor deve dirigir-se ao local indicado no aviso de risco. Isso para que seja realizado o reparo ou a troca da peça defeituosa, sem qualquer ônus.

Quando ocorreu o primeiro recall no Brasil?

Mas você sabe quando ocorreu o primeiro recall no Brasil? Foi em 1988. Cerca de 23.800 unidades do veículo de modelo OF 620 da Mercedes Benz possuíam um defeito no suporte da coluna da direção. Desde então, o número de recalls aumentou consideravelmente.

Postagens relacionadas: