Qual a forma correta de escrever pro labore?

Índice

Qual a forma correta de escrever pro labore?

Qual a forma correta de escrever pro labore?

A primeira dúvida é a mais simples: a forma correta de escrever é com hífen mesmo, por causa do prefixo “pro” (“prolabore” é incorreto na norma culta, portanto). Separado mas sem o hífen (“pro labore”) é aceito como uma termo estrangeiro ao nosso idioma.

O que é verba Pró-labore?

O termo pró-labore significa, em latim, "pelo trabalho" e corresponde à remuneração deste administrador por seu trabalho na empresa. Refere-se à remuneração de sócios por atividades administrativas, sendo opcional e diferente da distribuição de lucros ou dividendos.

Qual o plural de pró-labore?

[ Economia ] Valor retirado a uma empresa por um sócio, por tarefa ou serviço. Plural: pró-labores. Plural: pró-labores.

O que é pro labore e para que serve?

Basicamente, o pró-labore é um mecanismo de remuneração de sócios com prerrogativas de administração, ou de administradores de empresas (ainda que não sejam sócios). É importante ressaltar que pró-labore não é a mesma coisa que distribuição de lucros de uma empresa.

Quem tem direito ao pro labore?

O pró-labore é a remuneração que um administrador recebe pelo trabalho desempenhado em sua empresa. Todos os sócios que desempenham atividades administrativas têm direito ao pró-labore. ... O mesmo vale se um sócio for administrador em outra empresa ou ainda tiver a carteira assinada.

Qual o significado do pró-labore?

Pró-labore é um termo em latim que significa “ Pelo Trabalho” e no Brasil o nome é usado para representar a remuneração de um sócio-administrador de uma empresa pelo trabalho realizado durante um período determinado, normalmente mensal.

Como estabelecer um pró-labore?

Por exemplo: ambos podem estabelecer em um contrato que o administrador receba as férias, mas não ganhe um 13º salário. Dentro da legislação trabalhista o pró-labore é organizado de maneira diferente de um salário, mas para chegarmos ao valor exato para os administradores da empresa, podemos fazer esta comparação.

Qual o recibo do pró-labore?

Além disso, o valor do pró-labore precisa sair da conta jurídica da empresa, para a conta corrente do sócio. O contador também é responsável por gerar o recibo de pró-labore. Sendo assim, além do registro de pagamento da GPS, da transferência em conta, também existe o recibo como comprovante da retirada pró- labore.

Quando começar a emissão de pró-labore?

Por exemplo: se a abertura da empresa se deu em julho de 2013 e a primeira nota fiscal foi emitida no mês de setembro, a emissão de pró-labore deve começar à partir do mês de setembro e parar apenas se a empresa ficar inativa. Por se diferenciar do salário do empregado, o Empresário não recebe um Holerite.

Postagens relacionadas: