Como fazer artigo de opinião 9 ano?

Índice

Como fazer artigo de opinião 9 ano?

Como fazer artigo de opinião 9 ano?

Estrutura de um artigo de opinião

  1. Introdução — contextualização e/ou apresentação da questão que está sendo discutida.
  2. Desenvolvimento — explicitação do posicionamento adotado com a utilização de argumentos e de contra-argumentos; apresentação de dados, informações e discurso de autoridade.

Como escrever um artigo de opinião exemplos?

Como fazer um artigo de opinião - passo a passo

  1. Escolha e definição do tema. Para fazer um artigo de opinião, o tema deve estar definido. ...
  2. Pesquisa e busca de argumentos. Não basta saber qual o tema, e não possuir argumentos sobre ele. ...
  3. Recorte do tema. ...
  4. Seleção do material. ...
  5. Produção de texto.

O que é artigo de opinião 9 ano?

O artigo de opinião é um texto onde o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público. É um texto dissertativo que traz argumentos sobre o assunto abordado. O escritor, além de mostrar o seu ponto de vista, deve sustentá-lo com argumentos coerentes.

Como escrever o artigo de opinião?

Veja, no próximo tópico, um passo a passo de como escrever o artigo de opinião. Podemos dividir o processo de produção de texto em três partes básicas: O primeiro passo na composição textual deve ser o da reflexão, leitura e organização das ideias a serem desenvolvidas no texto.

Qual o título de um artigo de opinião?

Bom, um artigo de opinião deve obrigatoriamente ser iniciado por um título. E, além disso, possuir uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Veja a seguir o que deve conter em cada parte do texto:

Como é a conclusão de um artigo de opinião?

Conclusão; A conclusão de um artigo de opinião costuma apresentar uma síntese do desenvolvimento do texto e, em seguida, reiterar a tese, agora comprovada pelos argumentos. Veja como é a conclusão do texto de Débora Diniz e Giselle Carino:

Qual a linguagem usada no artigo de opinião?

A linguagem usada no artigo de opinião costuma alinhar-se à norma-padrão da língua portuguesa, haja vista que o texto deve ser compreendido por diversos tipos de pessoas, muitas vezes de regiões completamente distintas — como é o caso dos artigos publicados em jornais de alcance nacional no Brasil.

Postagens relacionadas: