Como escrever mais de um PS?

Índice

Como escrever mais de um PS?

Como escrever mais de um PS?

  1. Como qualquer abreviatura, a de post scriptum leva obrigatoriamente os pontos imediatamente a seguir às respetivas iniciais, sendo a mesma grafada do seguinte modo: P.S. ...
  2. A seguir à abreviatura, é opcional o uso do travessão (P.S. —) ou dos dois-pontos (P.S.:).

Como separar siglas?

b) Quando mencionadas pela primeira vez no texto, deve-se escrever primeiramente a forma por extenso, seguida da sigla entre parênteses, ou separada por hífen. Exemplo: A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a universidade mais antiga do Brasil.

Quais são as siglas?

Já a sigla é uma forma de reduzir palavras, fazendo com que tanto a fala como a escrita fiquem mais rápidas. As siglas são utilizadas para resumir nomes de instituições e eventos. Não há regras para a formação das siglas, mas geralmente elas são formadas a partir das inicias do nome que se quer reduzir.

Como ficaria o título de cada sigla?

Imagine como ficaria este título se todas as siglas estivessem por extenso: Representantes da Funai, Ibama e Incra reúnem-se com o MST. No entanto, no texto, é interessante apresentar para o leitor o nome completo de cada órgão, não considere que ele conhece o significado de cada sigla, dê essa informação a ele.

Como fazer a abreviatura de uma palavra?

Apenas o princípio de que a palavra deve ser interrompida em algum momento, normalmente terminando em consoante. A forma mais simples de se fazer a abreviatura de uma palavra é pegar a primeira sílaba dela, acrescentar a primeira letra da segunda sílaba — caso esta seja uma vogal, continue até chegar à próxima consoante — e colocar um ponto final.

Quais são as siglas da nossa língua?

As siglas são um aspecto moderno da nossa língua. De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo — de Celso Cunha e Lindley Cintra —, a sigla: “ […] é o processo de criação vocabular que consiste em reduzir longos títulos a meras siglas, constituídas das letras iniciais das palavras que os compõem.”

Postagens relacionadas: