Como especificar os disjuntores?
Índice
- Como especificar os disjuntores?
- Como especificar disjuntor residencial?
- Como ler as informações de um disjuntor?
- Como especificar um disjuntor motor?
- Como identificar o disjuntor do chuveiro?
- Como é desenvolvido o disjuntor?
- Como funciona o disjuntor térmico?
- Como funciona o disjuntor trifásico?
- Por que o disjuntor é importante na proteção de equipamentos elétricos?
Como especificar os disjuntores?
Como especificar um disjuntor?
- Circuito de pontos de tomada.
- P = Potência total instalada = 2.800VA.
- V = Tensão da rede elétrica = 127V~
- Ic = Corrente calculada do circuito a ser protegido.
- Ib = Corrente corrigida do circuito a ser protegido (corrente de projeto)
- f = fator de agrupamento de circuitos = 0,65.
Como especificar disjuntor residencial?
Dimensionando o disjuntor correto
- Disjuntores não devem ser superior a 20 A;
- Utilizar cabos de 2,5mm²
- Em circuitos com tensão de 127V a soma de potência não deve ultrapassar 2540w e em 220V 4400w, caso ultrapassar separe em mais de um circuito TUG;
Como ler as informações de um disjuntor?
Este também tem a marcação “STRIP/GAGE” indicando o condutor carga interna. Já no caso dos disjuntores Lorenzetti, a marcação é feita através de duas setas, uma delas com a ponta em direção as letras UNI, indicando que este lado é o linha da entrada de rede (letra “I”-liga).
Como especificar um disjuntor motor?
A primeira informação para dimensionar um disjuntor motor é a corrente nominal (In) do motor elétrico que o disjuntor motor vai proteger. Este valor da corrente é encontrado na placa de identificação do motor. A segunda informação, também encontrada na placa de identificação do motor, é o fator de serviço.
Como identificar o disjuntor do chuveiro?
Para a escolha do disjuntor correto devemos saber a corrente máxima que ele pode suportar, e essa corrente tem que estar de acordo com a corrente nominal do chuveiro. Para saber isso, basta pegar a potência máxima do chuveiro e dividir pela tensão de alimentação do circuito.
Como é desenvolvido o disjuntor?
O disjuntor foi desenvolvido com o intuito de proteger os elementos existentes no circuito caso ocorra uma corrente de pico maior que o limite suportado pelo mesmo. Entre os principais tipos de disjuntores estão o térmico, magnético e termomagnéticos.
Como funciona o disjuntor térmico?
Entre os principais tipos de disjuntores estão o térmico, magnético e termomagnéticos. O disjuntor térmico funciona pelo princípio da deformação de uma lâmina bimetálica.
Como funciona o disjuntor trifásico?
O Disjuntor Trifásico é indicado para sistemas que operam com até três fases, o termo correto é Disjuntor Tripolar Como fazer a ligação de um disjuntor bipolar? Conecte as fases nas extremidades superiores do Disjuntor, como se trata de um Disjuntor Bipolar, o mesmo possuirá 2 pólos acima e 2 pólos abaixo.
Por que o disjuntor é importante na proteção de equipamentos elétricos?
Você pôde perceber que o disjuntor é muito importante na proteção de equipamentos elétricos e eletrodomésticos, mas muitas vezes, só entendemos essa importância quando temos a vivência em nossas casas, por exemplo quando ligamos vários equipamentos ao mesmo tempo e o disjuntor desarma, ou quando ficamos muito tempo no chuveiro e o mesmo acontece.