Como escolher um PLC?
Como escolher um PLC?
10 fatores determinantes na escolha do CLP
- Suporte técnico.
- Custo-benefício.
- Custo da ferramenta de programação.
- Desempenho do processador.
- Relógio de tempo real.
- Capacidade de simulação do programa sem necessidade de conectar ao CLP.
- Portas de comunicação.
- Protocolos de comunicação.
Como saber qual CLP é o correto?
Na escolha de um CLP, veja se dá para controlar a temperatura e a célula de carga, por exemplo. Avalie quais são os sensores utilizados e se eles funcionam dentro do previsto. Veja, ainda, se o uso incluirá servo motores ou motores de passo, de modo a escolher saídas a transistor de alta frequência.
Quais são os endereços do PLC?
Alguns PLC’s utilizam dois tipos de endereços que são: a) Endereços absolutos -São aqueles endereços predefinidos pelo fabricante da máquina, que no exemplo da fig.8 é “In” para as entradas (exemplo I1, I2, ...,In) e “On”
Qual a linguagem de programação de PLC’S?
A programação de PLC’s pode ser baseada em varias linguagens: Entretanto esta apostila é voltada à programação em linguagem Ladder, visto que esta se tornou quase que padrão de programação de PLC’s, devido a sua simplicidade e similaridade com a linguagem de relés usada no desenvolvimento de circuitos elétricos convencionais.
Qual o processo de inicialização do PLC?
Quando o PLC é ligado um programa semelhante a BIOS de um computador faz a verificação geral de vários itens tais como reconhecimento dos módulos de entradas e saídas ligadas ao PLC, estado da memória (verifica se existe um programa de usuário instalado). A este processo é dado o nome de inicialização.
Quais são as entradas do PLC?
Entradas As entradas são as interfaces que permitem ao PLC receber informações sobre o processo, é onde entram os sinais provenientes de botoeiras, contatos de relés, sensores, encoders, e todos os tipos de dispositivos usados para monitorar o processo e fornecer um retorno de informação ao PLC.