O que é um texto de reportagem?

Índice

O que é um texto de reportagem?

O que é um texto de reportagem?

Texto jornalístico que pode ser encontrado de forma escrita ou oral. Reportagem é o nome dado ao gênero textual jornalístico que realiza a interação verbal entre os indivíduos, seja através da fala ou escrita. O ser humano comunica-se e expressa as suas ideias e emoções através da linguagem.

Como escrever um texto jornalístico?

As principais caraterísticas do gênero textual notícia são:

  1. Texto de cunho informativo.
  2. Textos descritivos e/ou narrativos.
  3. Textos relativamente curtos.
  4. Veiculado nos meios de comunicação.
  5. Linguagem formal, clara e objetiva.
  6. Textos com títulos (principal e auxiliar)
  7. Textos em terceira pessoa (impessoais)
  8. Discurso indireto.

Quais são as principais características de uma reportagem?

Como principais características da reportagem podemos citar: a presença de títulos e a escolha de temas atuais mediados por um texto de cunho jornalístico, cuja linguagem é clara e simples.

Como você pode compreender a reportagem?

Escreva de modo que pessoas comuns possam compreender a reportagem. Lembre-se de que você está muito mais perto do seu material e muito mais familiarizado com ele do que uma pessoa média, ou do que você estava quando iniciou o projeto.

Quais são as reportagens?

Geralmente, as reportagens são textos mais longos, opinativos e assinados pelos repórteres. Por esse motivo, a reportagem é um texto que precisa de mais tempo para ser elaborado pelo repórter. Nela, se desenvolve um debate sobre um tema, de modo mais abrangente que a notícia.

Como fazer uma boa reportagem?

Para fazer uma boa reportagem, o repórter deve levar em conta as seguintes normas: Os fatos devem ser expostos com rigor e objetividade, sem que haja opiniões pessoais sobre eles. Devem-se relatar os fatos com clareza.

Como começar a montagem da reportagem?

Ao iniciar a montagem da reportagem, o jornalista deve criar um esboço, para escolher a ordem das informações. Logo após, o jornalista deve começar a pensar no gancho da reportagem, que ficará no lide. É a chance de envolver o leitor e convencê-lo a acompanhar sua história.

Postagens relacionadas: