Quais as principais doenças notificadas na atenção básica?

Índice

Quais as principais doenças notificadas na atenção básica?

Quais as principais doenças notificadas na atenção básica?

Dengue, esquistossomose, hanseníase, malária, tracoma e tuberculose.

Quais as principais doenças epidemiológica no Brasil?

Navegação Principal SESA

  • Dengue.
  • Doença de Chagas.
  • Febre Amarela.
  • Febre Maculosa.
  • Leptospirose.

Quando ocorreu o predomínio das doenças da pobreza?

entre as décadas de 40 e 60) sofreu um aumento após 1964, juntamente com a tuberculose, malária, Chagas, acidentes de trabalho, etc.

Quem produz os boletins epidemiológicos?

Método: Os boletins são produzidos semanalmente, com análise de dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde em mídias oficiais, no mundo, no Brasil, em Minas Gerais e principalmente em Uberlândia, a partir de números brutos e medidas de frequência, além de notícias coletadas dos ...

Quais são as principais queixas relatadas em unidades básicas de saúde?

Os quatro grupos de queixas da demanda espontânea foram: respiratórias (25,8%), dermatológicas (11%), gastrointestinais (10,2%) e osteomusculares (9,1%). O nível primário constitui a primeira forma de acesso aos serviços de saúde para a maioria da população.

Quais são as doenças DCNT?

As DCNT (doenças cerebrovasculares e cardiovasculares, neoplasias, obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras) são consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

Quais doenças transmissíveis ainda são um desafio ainda hoje no Brasil?

Outras doenças transmissíveis com tendência declinante são a Difteria, a Coqueluche e o Tétano Acidental, todas imunopreveníveis; a mesma tendência também é observada para a Doença de Chagas, endêmica há várias décadas no país, a Febre Tifóide, além da Oncocercose, a Filariose e a Peste, cuja ocorrência é limitada a ...

Quais as pandemias que o Brasil já enfrentou?

As 3 principais epidemias que atingiram o Brasil

  • Febre amarela (a partir de 1850) Causador: um vírus do gênero Flavivirus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. ...
  • Gripe espanhola (1918) Causador: vírus influenza H1N1, transmitido entre pessoas. ...
  • Varíola (início do século 20)

Por que o trabalho foi uma questão delicada neste período?

O trabalho foi outra questão social delicada na República Velha, foi durante este período que, começaram a se desenvolver as classes médias urbanas, assim como a classe operária, que cresceu à medida que a industrialização se expandiu.

Quais são as doenças da modernidade?

Doenças da modernidade: Enxaqueca, insônia, obesidade, depressão e outras - Terra.

Como era a vida das pessoas durante a Peste Negra?

Como era a vida das pessoas durante a peste negra? A difusão da peste negra resultou na morte de milhares de pessoas. A doença espalhou-se por cidades e pelo campo, embora tivesse ação mais mortal nos grandes centros urbanos.

Qual foi o período em que a Peste Negra se disseminou?

Acesse também: Baixa Idade Média: conheça o período em que a peste negra se disseminou A partir dos portos no litoral mediterrâneo, a peste negra difundiu-se pela Europa.

Qual a origem e propagação da peste negra?

Origem e propagação da peste negra. A peste negra tem sua origem no continente asiático, precisamente na China. Sua chegada à Europa está relacionada às caravanas de comércio que vinham da Ásia através do Mar Mediterrâneo e aportavam nas cidades costeiras europeias, como Veneza e Gênova.

Qual a forma de contágio da peste negra?

Uma das formas de contágio é a respiratória, assim, uma pessoa infectada pode facilmente transmitir por via respiratória ou por suas roupas, por exemplo, a doença para outros. A peste negra atuava de maneira fulminante, e a pessoa que a contraía falecia em questão de dias.

Postagens relacionadas: