Como era feita a peteca?
Índice
- Como era feita a peteca?
- Como era a peteca antigamente?
- Quem criou a peteca?
- Por que brincar de peteca?
- Como é feita a peteca indígena?
- Quais são os materiais para fazer peteca?
- Quais as brincadeiras mais antigas?
- Quando foram criadas as primeiras regras da peteca?
- Quem inventou o jogo de boliche?
- Qual a dimensão da peteca?
- Quais são as formas de jogo da peteca?
- Por que a peteca deixou de ser um brinquedo popularmente apreciado?
Como era feita a peteca?
Peteca é um nome de origem tupi, que significa bater com as mãos. A peteca tradicional é feita artesanalmente com penas de galinha, palha de milho, barbante e areia. Mas, podemos confeccioná-la também em casa com materiais reutilizáveis.
Como era a peteca antigamente?
Como foram índios que a inventaram, o nome peteca vem do Tupi, em que pe'teca significa “bater com a mão”. Ou em outra definição significa, bater e se divertir. Inicialmente era um brinquedo confeccionado artesanalmente com penas de aves, palha de milho e pequenas pedras e fazia parte do folclore mineiro.
Quem criou a peteca?
NÃO SE SABE EXATAMENTE QUANDO A PETECA SURGIU, MAS SABE- SE QUE DESDE ANTES DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL ELA JÁ ERA PRATICADA PELOS ÍNDIOS BRASILEIROS; SENDO PORTANTO, INVENTADA NO BRASIL. NAQUELA ÉPOCA ELA ERA UTILIZADA PELOS ÍNDIOS COMO ATIVIDADE ESPORTIVA PARA GANHO DE AQUECIMENTO CORPORAL DURANTE O INVERNO.
Por que brincar de peteca?
A peteca começou a ser elaborada e utilizada pela população indígena como uma atividade recreativa e desportiva para aquecimento durante a época mais fria. A tradição de jogar peteca foi transmitida com o passar dos anos, até se transformar num esporte.
Como é feita a peteca indígena?
Peteca é um nome de origem Tupi e significa “tapear”, “golpear com as mãos”. ... Com as palhas do milho fazem amarras e laços e criam petecas de vários formatos.
Quais são os materiais para fazer peteca?
Aprenda o passo a passo de como fazer uma Peteca
- 20 cm de curvin ou couro.
- Papelão cm.
- Gabarito redondo (opcional)
- Agulha de espessura média.
- Linha de náilon.
- Cola branca.
- Grampeador.
- Pedaço de papel.
Quais as brincadeiras mais antigas?
Veja 10 brincadeiras antigas para ensinar a seus filhos
- Brincadeira de Roda. Com origem em tradições folclóricas, muitas brincadeiras antigas como as cantigas de roda já fizeram parte da infância de muitas crianças brasileiras. ...
- Amarelinha. ...
- Peteca. ...
- Passa-anel. ...
- Cinco Marias. ...
- O Mestre Mandou. ...
- Pular Corda. ...
- Elefantinho Colorido.
Quando foram criadas as primeiras regras da peteca?
Foi em 1920, na V Olimpíada - realizada na Antuérpia - que a peteca apareceu pela primeira vez. ... Pouco tempo depois, mais precisamente em 1973, as regras para a peteca surgiram, fazendo com que a Federação Mineira de Peteca - FEMPE - fosse criada.
Quem inventou o jogo de boliche?
William Pehle, um historiador alemão diz que o Boliche foi inventado na Alemanha por volta de 300 D.C. Alguns historiadores concordam com Pehle alegando que, por volta desse período, os monges alemães apresentaram um jogo aos seus fiéis, muito parecido ao que seria a base do esporte Boliche, como conhecemos hoje.
Qual a dimensão da peteca?
Regra nº 3.0 Da peteca, suas dimensões, peso e material . 3.1 O diâmetro da base da peteca deve ter entre 5 cm a 5,2 cm e sua altura total deve ser de 20 cm, incluindo as penas. 3.2 O peso da peteca deve ser de 40 a 42 gramas, aproximadamente.
Quais são as formas de jogo da peteca?
As formas de jogo são características de cada cultura conferindo também aspectos de brincadeiras de ataque e defesa. A introdução da peteca, inicialmente em pequenas comunidades e povoados, fez crescer o interesse pela prática da brincadeira desde a confecção do brinquedo até a sua forma de jogo.
Por que a peteca deixou de ser um brinquedo popularmente apreciado?
A peteca deixou de ser um mero objeto para se tornar um brinquedo popularmente apreciado, fonte de cultura, memória e identidade daqueles que brincavam. A Curiosidade do objeto, a experimentação da prática e as emoções geradas pelas situações lúdicas a tornaram muito apreciada em ruas, praças e parques pelo Brasil.