Como a hanseníase afeta os olhos?
Índice
- Como a hanseníase afeta os olhos?
- Quais as alterações oculares mais comuns do paciente com hanseníase?
- O que é Hanseníase indeterminada?
- O que é triquíase?
- Como a hanseníase pode ser classificada?
- Como se inicia a hanseníase?
- Quais são os sintomas da hanseníase?
- Qual o papel da Hanseníase na disseminação?
- Quais são os exames para confirmação da hanseníase?
- Qual o período de incubação da hanseníase?
Como a hanseníase afeta os olhos?
O olho é afetado com a queda de cílios, sobrancelhas, ptose (pálpebra superior caída), olho seco, cicatrizes e opacidades corneanas, lesões retinianas e do nervo óptico. O acometimento ocular geralmente ocorre em casos não tratados ou quando há demora para iniciar o tratamento.
Quais as alterações oculares mais comuns do paciente com hanseníase?
As manifestações oculares mais freqüentes em casos de hanseníase são: hipoestesia corneana, madarose, lagoftamo, catarata, uveíte e opacidades corneanas(6-7).
O que é Hanseníase indeterminada?
Hanseníase indeterminada: estágio inicial da doença, com um número de até cinco manchas de contornos mal definidos e sem comprometimento neural. 1. b. Hanseníase tuberculoide: manchas ou placas de até cinco lesões, bem definidas, com um nervo comprometido.
O que é triquíase?
Triquíase é o alinhamento incorreto dos cílios, que roçam o globo ocular sendo que pessoa não é portadora de entrópio. A triquíase se desenvolve mais comumente algum tempo depois da blefarite crônica (inflamação das bordas palpebrais) ou de lesão ou dano à pálpebra ou conjuntiva.
Como a hanseníase pode ser classificada?
Podemos classificar a doença em hanseníase paucibacilar, com poucos ou nenhum bacilo nos exames, ou multibacilar, com muitos bacilos. A forma multibacilar não tratada possui potencial de transmissão.
Como se inicia a hanseníase?
Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são: Áreas com diminuição dos pelos e do suor; Áreas do corpo com sensação de formigamento e/ou fisgadas; Diminuição e/ou ausência da força muscular na face, mãos e pés; Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
Quais são os sintomas da hanseníase?
A maneira como os sintomas de manifestam variam de acordo com a genética de cada pessoa. A hanseníase é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Trata-se de uma doença conhecida há mais de 4000 anos e que no passado tinha o nome de lepra.
Qual o papel da Hanseníase na disseminação?
Responsabilizou-se o clima como tendo um papel considerável na disseminação da doença, porque os países onde a Hanseníase é endêmica se localizam nas áreas onde o clima é tropical ou subtropical.
Quais são os exames para confirmação da hanseníase?
Os principais exames para confirmação da hanseníase são: 1 Exame baciloscópico de esfregaço cutâneo biópsia cutânea 2 Pesquisa do DNA da bactéria em fragmentos de tecido (PCR) 3 Pesquisa de anticorpos anti-PGL-1 no sangue (exame só disponível em laboratórios de pesquisa) More ...
Qual o período de incubação da hanseníase?
Tocar a pele do paciente não representa risco significativo de transmissão da hanseníase. Cerca de 90% da população têm defesa contra a doença. O período de incubação (tempo entre a aquisição da doença e da manifestação dos sinais e sintomas) varia de seis meses a cinco anos.