Quais são as classificações da pneumonia?

Índice

Quais são as classificações da pneumonia?

Quais são as classificações da pneumonia?

Quais são os tipos de pneumonia?

  1. Pneumonia viral. É uma infecção causada por vírus e que se instala nos pulmões, podendo afetar a região dos alvéolos pulmonares. ...
  2. Pneumonia bacteriana. É o tipo mais comum da doença. ...
  3. Pneumonia química. ...
  4. Pneumonia fúngica.

O que é pneumonia e como pode ser classificada?

A pneumonia é uma inflamação dos pulmões que pode ser desencadeada por diferentes agentes e produz sinais e sintomas respiratórios. Ela pode ser classificada de diferentes formas, sendo uma dessas classificações a divisão da pneumonia em dois tipos: a hospitalar e a adquirida na comunidade.

Como é formado a pneumonia?

A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.

Quais os sintomas de pneumonia silenciosa?

Ainda de acordo com ele. o indivíduo pode manifestar apenas sintomas secundários – como febre, dor de garganta, moleza e tosse -, mas já haver um grau de comprometimento pequeno dos pulmões.

Quais os tipos de pneumonia bacteriana?

Os vários tipos de pneumonia

  • Pneumonia pneumocócica. ...
  • Pneumonia estafilocócica. ...
  • Pneumonia bacteriana causada por bactérias gram-negativas. ...
  • Pneumonia causada por Hemophilus influenzae. ...
  • Pneumonias atípicas. ...
  • Psitacose. ...
  • Pneumonia viral. ...
  • Pneumonia por fungos.

Como fica o pulmão de uma pessoa com pneumonia?

A pneumonia é uma inflamação que acomete os pulmões. Para ser mais exato, ela atinge principalmente os bronquíolos (pequenos tubos que transportam o ar dos brônquios para os alvéolos, onde ocorre a troca gasosa) e o interstício (tecido mais interno do órgão).

Quais as principais causas da pneumonia como pode ser classificada Quais os principais sintomas?

Pneumonia
SintomasTosse, dificuldade em respirar, respiração acelerada, febre, calafrios
DuraçãoAlgumas semanas
CausasBactérias, vírus, aspiração
Fatores de riscoFibrose cística, DPOC, asma, diabetes, insuficiência cardíaca, antecedentes de tabagismo

Onde ocorre a pneumonia?

Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).

Como saber a gravidade da pneumonia?

Se for diagnosticado com pneumonia, o médico deve avaliar a gravidade da mesma, tendo em consideração alguns fatores, tais como: idade, sintomas, tensão arterial, outros problemas de saúde, apoio em casa, entre outros.

Qual é o agente causador da pneumonia?

As bactérias do tipo Streptococcus pneumoniae (conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae, e o vírus Haemophilus influenzae são os principais causadores da enfermidade. No entanto, a pneumonia é geralmente causada por bactérias – e mais frequentemente pelo Streptococcus pneumoniae.

Quais são os objetivos do tratamento para pneumonia?

Contudo, a intervenção da equipe multiprofissional para um melhor prognóstico é de suma importância. Entre os objetivos específicos do tratamento fisioterapêutico para Pneumonia estão a higienização brônquica, reexpansão pulmonar, ...

Qual o tratamento fisioterapêutico para pneumonia?

Entre os objetivos específicos do tratamento fisioterapêutico para Pneumonia estão a higienização brônquica, reexpansão pulmonar, suporte ventilatório invasivo e não-invasivo em casos de insuficiência respiratória aguda, otimização da capacidade de tosse, fortalecimento muscular respiratório, bem como a prescrição de exercícios aeróbicos e de ...

Qual a importância da pneumonia associada a ventilação mecânica?

A pneumonia associada a ventilação mecânica é a segunda infecção mais frequente em UTIs americanas e a mais frequente em UTIs europeias. Sua importância clínica decorre, além de sua frequência, da mortalidade associada e dos altos custos relacionados a maior permanência em UTI e uso de antimicrobianos.

Postagens relacionadas: