Onde está ou onde está?
Onde está ou onde está?
– Se há dois verbos na frase que pedem coisas diferentes, não dá para usar nem “aonde”, nem “onde”. Exemplo: “Vou aonde você está” ou “Vou onde você está”. Os verbos “ir” e “estar” exigem construção diferente (um indica movimento e outro permanência). Além disso, o verbo “estar” não admite a preposição “a”.
Qual é a diferença entre essa é esta?
O pronome esta indica que a casa está perto da pessoa que fala. ... O pronome este/esta também se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo. Exemplo: "Esta noite vou ao cinema". Já o pronome esse/essa refere ao passado ou futuro próximo.
Estou ciente de ou estou ciente que?
A forma correta de escrita da palavra é ciente, com c inicial. ... Sempre que quisermos referir que alguém é sábio, versado num assunto ou matéria, que está bem informado e que sabe alguma coisa, dizemos que a pessoa é ciente, ou seja, que tem ciência e conhecimentos.
Qual a diferença entre Deste E desse?
“Desse” faz referência a um elemento próximo do interlocutor. “Deste” faz referência a um elemento próximo do enunciador. “Desse” indica um tempo futuro ou passado próximo. “Deste” indica um tempo presente ou o lugar onde está o enunciador.
Qual a diferença entre está e estar?
Está e Estar são palavras corretas, mas devem ser utilizadas em contextos diferentes. Está. A palavra está vem do verbo estar e significa que algo ou alguém está em aspecto transitório. A palavra está é aplicada em uma frase cujo sujeito está na 2ª ou 3ª pessoa do singular (tu, ela/ela). Exemplos
Qual a origem da palavra estar?
A palavra está vem do verbo estar e significa que algo ou alguém está em aspecto transitório. A palavra está é aplicada em uma frase cujo sujeito está na 2ª ou 3ª pessoa do singular (tu, ela/ela). “Como está sendo esse semestre na faculdade?”; “Olá, como você está?”; “Ela está acompanhada de seu marido hoje.”;
Qual a diferença entre o verbo estar e o verbo está?
Para começar, a diferença entre os dois é que o verbo estar encontra-se na forma nominal infinitiva, ou seja, não possui as flexões de modo e tempo. Já o verbo está é flexionado na terceira pessoa do singular no presente do indicativo. A partir disso, já podemos conversar sobre o uso de cada um deles. Empregamos o verbo estar: