O que leva à morte por pneumonia?

Índice

O que leva à morte por pneumonia?

O que leva à morte por pneumonia?

O paciente pode sofrer de insuficiência respiratória, levando a oxigenação do sangue a ser menor, causando desequilíbrios em todo o organismo e eventualmente causando a morte. Outra possibilidade é o quadro de sepse, quando bactérias ou outros agentes infecciosos chegam à corrente sanguínea e se espalham pelo corpo.

O que pode causar a pneumonia?

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

O que causa a pneumonia bacteriana?

Pneumonia bacteriana é uma infecção dos pulmões que afeta as unidades de troca de gás como bronquíolos respiratórios e alvéolos. Geralmente é adquirida por aspiração de secreções infectadas das vias aéreas superiores¹.

O que é pneumonia pode matar?

A pneumonia mata. É uma doença grave. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano morre 1,6 milhão de pessoas no mundo. A doença atinge, na maioria das vezes, idosos e crianças menores de 5 anos.

Qual é o sintoma da pneumonia silenciosa?

Ainda de acordo com ele. o indivíduo pode manifestar apenas sintomas secundários – como febre, dor de garganta, moleza e tosse -, mas já haver um grau de comprometimento pequeno dos pulmões.

Quais são as causas da pneumonia?

Vale lembrar que existem ainda outros tipos de pneumonia além da viral e da bacteriana. Elas podem ser causadas por fungos e também por reações alérgicas. Os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente, o que torna o quadro bem diferente de uma gripe, que salta de pessoa para pessoa rapidamente.

Qual a causa da pneumonia comunitária?

Em geral, são causadas por vírus, bactérias e fungos nos casos de pneumonia comunitária, isto é, fora do ambiente hospitalar. Segundo a associação, a doença pode se espalhar pela tosse, espirros, toque ou até pela respiração. A maioria dos casos é de infecção viral e a melhora é observada entre uma a três semanas.

Por que a pneumonia é perigosa?

Aquela pneumonia que conhecemos, considerada comum, é bacteriana (causada por bactérias). Apesar de também poder ser perigosa – pois causa inflamação dos pulmões e aparecimento de pus nos sacos aéreos, dificultando a respiração –, seu tratamento é mais simples. Uma ou duas semanas de antibiótico podem resolver o problema.

Será que a criança tem pneumonia?

"A criança tem ou não tem pneumonia. A doença pode ser numa área pequena do pulmão, mas não é porque está começando. Ela já existe. O problema é que os pais podem traduzir como algo bastante simples, não ocorrendo um empenho correto no tratamento e pode evoluir para um quadro mais sério", esclarece Barreto.

Postagens relacionadas: