Como estava dividida a Península Itálica após o Congresso de Viena?

Índice

Como estava dividida a Península Itálica após o Congresso de Viena?

Como estava dividida a Península Itálica após o Congresso de Viena?

A configuração político-territorial da Itália, no início de século XIX, sofreu grande intervenção por parte das medidas firmadas pelo Congresso de Viena de 1814. Com os acordos consolidados, a atual região da Itália ficou dividida em oito estados independentes, sendo que alguns deles eram controlados pela Áustria.

Como a Península Itálica estava dividida?

Estava dividida em vários reinos, que eram Estados independentes, alguns desses reinos eram governados de forma autoritária por famílias reais da Áustria e da França. A Igreja Católica também tinha grande poder político em algumas regiões.

O que foi o Congresso de Viena de 1814?

O congresso de Viena, ocorrido entre 1814 e 1815, reuniu os principais representantes das monarquias europeias – dentre eles o czar russo Alexandre I, o ministro francês Charles Talleyrand e o príncipe austríaco Klemens Metternich – para discutir o retorno de territórios e do próprio sistema político após a derrota de ...

Qual era a situação da Península Italica Ao final do Congresso de Viena?

Península Itálica Por isso, foi decidido restaurar as antigas dinastias nos seus tronos e criar novos estados. Assim, o rei Fernando IV, que reinava sobre Nápoles e Sicília, voltou a ser reconhecido como soberano com a união dos seus dois reinos, agora chamados Reino das Duas Sicílias.

Qual a geografia da península Itálica?

A geografia da Península Itálica é marcada por planícies, mares, montanhas, lagos e rios. Também estão nessa região as duas maiores ilhas do Mar Mediterrâneo: Sicília e Sardenha. A maioria do território é composta por montanhas. Somente 23,2% é plana. Existe também uma marcante porção vulcânica.

Qual a origem da península italiana?

O processo tardio resultou no atraso do desenvolvimento industrial italiano e na corrida para ocupação de territórios na África. A Península Italiana era formada por diferentes reinos, ducados, repúblicas e principados muito distintos entre si.

Quais são os rios mais longos da península Itálica?

Menos íngremes são os Apeninos, que surgiram durante o período geológico denominado Oligoceno. A presença de cadeias de montanhas faz com que a Península Itálica tenha rios mais curtos. O rio mais longo é o Pó, que tem 652 quilômetros e deságua no Mar Adriático.

Qual a região da Península Ibérica?

Situada entre a Península Ibérica e Península Balcânica, é ocupada 93% pelo território da Itália. O restante da região é ocupado por quatro estados independentes: a República de San Marino, República de Malta, Principado de Mônaco e Cidade do Vaticano.

Postagens relacionadas: