Por que a peste negra foi caracterizada como pandemia?

Índice

Por que a peste negra foi caracterizada como pandemia?

Por que a peste negra foi caracterizada como pandemia?

Por conta da sua expansão em um grande território, ela foi considerada uma pandemia. Os relatos daqueles que viveram no período da peste contam sobre a quantidade de mortos que sucumbiram a essa doença e o desespero das pessoas, que fugiam ou isolavam-se como forma de garantir a sua sobrevivência.

Como é o tratamento para a Peste Negra?

Atualmente, o tratamento para os diferentes tipos de peste negra é feito com o uso de medicamentos antibióticos. Como complemento, são usados fluidos intravenosos e oxigênio. As chances de sucesso giram em torno de 90% quando a medicação é ministrada na fase inicial da doença.

Qual o tempo de incubação da peste negra?

O período de incubação da bactéria é de cerca de 7 dias, exceto quando a transmissão é feita por vias respiratórias. Nesse caso, o tempo de incubação é reduzido para 2 ou 3 dias. Os sintomas da peste negra variam de acordo com a sua classificação, mas alguns sintomas são universais para todos os tipos. São eles:

Por que a Peste Negra foi extinta?

Devido a sua alta capacidade de transmissão, estima-se que a doença exterminou entre 25 e 75 milhões de pessoas. Ao contrário do que muitos acreditam, a peste negra não foi extinta. A Yersinia pestis é hospedeira de pulgas em ratos e outros roedores, e está presente nesses animais até hoje.

Por que a peste pode levar à morte?

A doença também pode afetar os pulmões e causar tosse, dores no peito e falta de ar. A bactéria que causa a peste também pode entrar na corrente sanguínea e originar uma condição conhecida como sepse, infecção generalizada que pode afetar tecidos, órgãos e até levar à morte.

Postagens relacionadas: