O que cai em estequiometria?
O que cai em estequiometria?
Você sabe o que é Estequiometria? Essa palavra vem do grego: stoikhein = “elemento” e metron = “medição”. Assim, de forma resumida, a estequiometria refere-se ao ramo da Química que realiza cálculos de quantidades de reagentes e/ou produtos de reações químicas, baseando-se nas leis dessas reações.
O que mais cai na prova de química no Enem?
Vamos direto ao ponto: os assuntos que mais caem na prova de Química do ENEM são Interações Intermoleculares e suas consequências, Cálculo Estequiométrico, Reações Orgânicas, Eletroquímica e Termoquímica. A química no ENEM é extremamente contextualizada, e costuma exigir muita interpretação!
O que é estequiometria simples?
Estequiometria é o cálculo da quantidade das substâncias envolvidas numa reação química. Este é feito com base nas leis das reações e é executado, em geral, com o auxílio das equações químicas correspondentes. Esta palavra, estequiometria, é derivada do grego: stoikheion = elemento, e metron = medida ou medição.
O que cai em química no Enem 2021?
A lista de temas cobrados com frequência na parte de química no ENEM 2021 também pode contemplar:
- Relações numéricas.
- Isomeria.
- Equilíbrio iônico.
- Atomística.
- Estequiometria.
- Eletroquímica.
- Ligações químicas.
- Propriedades coligativas.
Quais são os casos de estequiometria?
Os casos gerais de estequiometria, digamos que é a parte mais básica desse conteúdo. Comparativos envolvendo massa, mol e/ou volume, entre os participantes da reação, sejam reagentes ou produtos, é algo que observamos nas questões. Segue um exemplo de questão logo abaixo, com a resolução da mesma:
Como fazer uma estequiometria de reações?
Conforme explicado no texto Estequiometria de Reações, em todos os casos de cálculos estequiométricos, você seguirá basicamente os três passos abaixo: Vamos ver um exemplo de uma questão de Estequiometria no Enem de 2012 (no caderno azul, corresponde à questão 59 da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias):
Como estudar química no ENEM?
A química está muito mais presente em nosso dia a dia do que você imagina. E estudar percebendo essas minúcias, além de ser muito mais legal, ainda te prepara melhor pro Enem. Isso porque o Exame adora cobrar questões contextualizadas com a nossa realidade.
Qual a resposta correta para o ENEM?
A resposta correta é a alternativa “b”. Agora, uma última dica para o Enem, porém, não menos importante: Treine, treine e treine! A única forma de ficar bom mesmo na resolução de exercícios que envolvem cálculos estequiométricos é exercitar, ou seja, resolver várias questões desse tipo.