Como esterilizar material de endodontia?
Como esterilizar material de endodontia?
Para ser esterilizado em autoclave, o material rigorosamente limpo e seco deve ser acondicionado em pacotes, os quais devem ser feitos com materiais que permitam a passagem do vapor, o mais recomendado é o papel grau cirúrgico. Antes de ser esterilizado, o material deverá ser embalado e identificado.
Como guardar limas Endodonticas?
6 – Utilizar estojos e broqueiros Já para as limas endodônticas existe a opção de utilizar uma caixa metálica com furos, comumente chamada de “endobox”, onde as limas podem ser organizadas, além disso, isso facilitará os atendimentos nas clínicas e durante o processo de esterilização.
Como deve ser feita a limpeza das limas?
Métodos de limpeza: As limas foram seguras manualmente pelo cabo e giradas no sentido anti-horário contra uma gaze embebida em álcool 70%, por no mínimo 4 vezes ou até que não se detectasse a presença de detritos a olho nu (FIGURA 3A).
Como esterilizar material odontológico em estufa?
A temperatura adequada para garantir a esterilização eficaz é de 170ºC por 1 hora ou 160ºC por 2 horas. Outro detalhe importante é que a estufa não deve, de forma alguma, ser aberta durante o processo de esterilização. Quando isso acontece, a assepsia dos instrumentos é interrompida.
Como organizar Caixa Endodontica?
Mochilas, malas, maletas multiuso, deverao ficar no armário do lado de fora, portanto não devem ser muito grandes. SUGESTÕES Sugiro que façam um check list um dia antes de cada laboratório para que não falte nada. Na caixa endodôntica deve estar APENAS o mterial endodôntico e não todo o seu material.