Qual a relação da poliomielite com o sistema nervoso?
Índice
- Qual a relação da poliomielite com o sistema nervoso?
- Onde ataca a poliomielite?
- Que tipo de organismo provoca a poliomielite?
- Quais são as principais maneiras de combater a doença poliomielite?
- O que ocorre na poliomielite?
- Quais são as complicações da poliomielite?
- O que provoca a poliomielite?
- Como age o vírus da pólio?
- Qual reação da vacina poliomielite?
- O que previne a vacina poliomielite?
- Como é a poliomielite?
- Quais são as manifestações da poliomielite paralítica?
- Como tratam as sequelas da poliomielite?
- Quais os tipos de vírus da poliomielite?
Qual a relação da poliomielite com o sistema nervoso?
Ao atingir a corrente sanguínea, o vírus pode chegar ao cérebro e, se isso acontecer, a infecção atingirá o sistema nervoso central, levando a paralisia dos membros inferiores. A poliomielite pode causar inclusive a morte, caso o vírus alcance as células nervosas que controlam os músculos de deglutição e respiração.
Onde ataca a poliomielite?
A poliomielite também chamada de paralisia infantil, pólio ou ainda doença de Heine-Medin é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. É uma doença contagiosa, que ataca o sistema neurológico afetando o corpo inteiro podendo causar paralisia dos movimentos musculares.
Que tipo de organismo provoca a poliomielite?
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia.
Quais são as principais maneiras de combater a doença poliomielite?
Existem duas vacinas contra a poliomielite: a VPO-Sabin, ou vacina da gotinha, que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. Deve ser aplicada aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade e até os 5 anos, as crianças devem receber doses de reforço anualmente.
O que ocorre na poliomielite?
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.
Quais são as complicações da poliomielite?
Assim, as principais sequelas da poliomielite são: Problemas e dores nas articulações. Pé torto, conhecido como pé equino, em que a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão. Crescimento diferente das pernas, o que faz com que a pessoa manque e incline-se para um lado, causando escoliose.
O que provoca a poliomielite?
Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores.
Como age o vírus da pólio?
A multiplicação inicial do poliovírus ocorre nos locais por onde penetra no organismo (garganta e intestinos). Em seguida dissemina-se pela corrente sangüínea e, então, infecta o sistema nervoso, onde a sua multiplicação pode ocasionar a destruição de células (neurônios motores), o que resulta em paralisia flácida.
Qual reação da vacina poliomielite?
VIP- Pode ocorrer eritema (vermelhidão), endurecimento e dor no local da aplicação; febre moderada raramente. VOP- em geral, a vacina oral contra a poliomielite é bem tolerada e raramente está relacionada a evento adverso, mas por conter o vírus vivo, este evento pode vir a se manifestar.
O que previne a vacina poliomielite?
O que previne: Poliomielite (paralisia infantil). Do que é feita: Vacina Oral Poliomielite (VOP) – É uma vacina oral atenuada bivalente, ou seja, composta pelos vírus da pólio tipos 1 e 3, vivos, mas “enfraquecidos”.
Como é a poliomielite?
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.
Quais são as manifestações da poliomielite paralítica?
As manifestações comuns da poliomielite paralítica, além de meningite asséptica, são dor muscular profunda, hiperestesia, parestesia e, durante a mielite em atividade, retenção urinária e espasmos musculares. Paralisia flácida e assimétrica pode se desenvolver e evoluir em 2 a 3 dias. Algumas vezes, há predominância de sinais de encefalite.
Como tratam as sequelas da poliomielite?
As sequelas da poliomielite são tratadas por meio de fisioterapia e da realização de exercícios que ajudam a desenvolver a força dos músculos afetados, além de ajudar na postura, melhorando assim a qualidade de vida e diminuindo os efeitos das sequelas.
Quais os tipos de vírus da poliomielite?
A doença é caracterizada como infecção do sistema nervoso central que produz uma ampla gama de sintomas, desde uma infecção não paralítica leve até uma paralisia total que pode acontecer em algumas horas. Existem três tipos ou cepas de vírus da poliomielite; O tipo 1 causa cerca de 85% de todas as doenças paralíticas causadas pela poliomielite.