Como esterilizar potes de vidro para doces?
Como esterilizar potes de vidro para doces?
Para esterilizar os seus potes de vidro basta encher uma panela grande com bastante água, colocá-los dela com a boca virada para baixo (e sem tampa) e levar ao fogo alto. Quando a água começar a ferver, conte cerca de 10 a 15 minutos e desligue o fogo. Mas, cuidado!
Como esterilizar o vidro para fazer conserva?
Forre uma panela grande com um pano limpo, para evitar o atrito entre os vidros. Encha de água até cobrir completamente e leve ao fogo até levantar fervura. Reserve as tampas. Deixe ferver por, no mínimo, 10 minutos e, nos 5 minutos finais, coloque as tampas junto!
Como fazer a esterilização de vidros?
1) Em banho-maria: encha uma panela grande com bastante água e coloque com cuidado o vidro e a tampa. Leve ao fogo alto e deixe ferver por, no mínimo, 15 minutos. Desligue o fogo e utilize uma pinça de cozinha para retirar os itens da água, sempre com cuidado para não se queimar nem deixar o vidro cair.
Como esterilizar os vidros?
Eles não precisam ficar guardados nos armários ocupando espaço: os potes de vidro podem ser reutilizados, mas, para isso, precisam estar bem limpinhos. São necessários alguns cuidados de higiene com esses itens, por isso, confira a seguir como esterilizar potes de vidro:
Como o vidro deve ser esterilizado no forno?
Já os potes de vidro que contenham partes em plástico não devem ser esterilizadas no forno, inclusive as tampas e demais acessórios. Use o microondas ou a água fervente, caso o plástico seja de silicone, os demais tipos de plástico devem ser esterilizados apenas com água, sabão e álcool 70.
Como esterilizar o vidro dentro do microondas?
Por fim, você pode optar por esterilizar o pote de vidro dentro do microondas. O processo é muito simples, mas exige cuidado para não se queimar. Comece colocando cerca de cinco colheres de sopa de água dentro do pote de vidro (um pouco mais se o pote for grande).
Qual o tipo de utensílio para esterilizar?
Como é visível, ele é deformado. Os outros utensílios (pegadores, pinças, funil) prefiro que sejam todos de metal não reativo (inox), para esterilizar é melhor e sem o risco de deformarem ou derreterem durante o processo. Em alguns casos há versões de plástico resistentes ao calor, mas a disponibilidade é menor.