Como esterilizar frascos de vidro para geleias?

Índice

Como esterilizar frascos de vidro para geleias?

Como esterilizar frascos de vidro para geleias?

Forre uma panela grande com um pano limpo, para evitar o atrito entre os vidros. Encha de água até cobrir completamente e leve ao fogo até levantar fervura. Reserve as tampas. Deixe ferver por, no mínimo, 10 minutos e, nos 5 minutos finais, coloque as tampas junto!

Como esterilizar conserva?

Para esterilizar os seus potes de vidro basta encher uma panela grande com bastante água, colocá-los dela com a boca virada para baixo (e sem tampa) e levar ao fogo alto. Quando a água começar a ferver, conte cerca de 10 a 15 minutos e desligue o fogo. Mas, cuidado!

Como pintar vidro de geleia?

Nos artesanatos em vidro, use tinta acrílica, esmalte sintético à base de água ou tinta PVA. Mas, caso você queira dar cor ao vidro e ainda manter a transparência, substitua a tinta tradicional pelo verniz vitral. Nesse caso, não recomenda-se passar o primer.

Como esterilizar vidros para fazer conserva?

1) Em banho-maria: encha uma panela grande com bastante água e coloque com cuidado o vidro e a tampa. Leve ao fogo alto e deixe ferver por, no mínimo, 15 minutos. Desligue o fogo e utilize uma pinça de cozinha para retirar os itens da água, sempre com cuidado para não se queimar nem deixar o vidro cair.

Como esterilizar frascos para guardar conservas?

Depois de fazer a compota e encher os frascos, feche-os ainda quentes e vire-os de "cabeça para baixo" durante 2 horas. Isto vai permitir criar um vácuo natural que ajudará a conservar o doce.

Como esterilizar os vidros?

Eles não precisam ficar guardados nos armários ocupando espaço: os potes de vidro podem ser reutilizados, mas, para isso, precisam estar bem limpinhos. São necessários alguns cuidados de higiene com esses itens, por isso, confira a seguir como esterilizar potes de vidro:

Qual a essência da geleia?

Na essência é a soma de cuidados no preparo (boas práticas de produção), higiene e altas temperaturas. Passos simples para garantir que aquela geleia ou conserva vai durar o tempo que deve. Muitas pessoas não levam isso a sério crendo que não tem problema. Tem.

Como conservar vidros e recipientes de conserva?

Vidros e recipientes para conserva podem ser reutilizados se estiverem em condições de uso. Independente de serem novos ou usados é preciso observar se não há nenhum trinco, rachadura e lasca no vidro. E permitam o processo de esterilização. Nem todos os tipos de vidros suportam as altas temperaturas.

Qual o tipo de utensílio para esterilizar?

Como é visível, ele é deformado. Os outros utensílios (pegadores, pinças, funil) prefiro que sejam todos de metal não reativo (inox), para esterilizar é melhor e sem o risco de deformarem ou derreterem durante o processo. Em alguns casos há versões de plástico resistentes ao calor, mas a disponibilidade é menor.

Postagens relacionadas: