Por que estimular a coordenação motora?

Índice

Por que estimular a coordenação motora?

Por que estimular a coordenação motora?

O desenvolvimento da coordenação motora fina é essencial para o desempenho das tarefas que a criança realiza diariamente, seja vestir, escovar os dentes, comer, lavar as mãos, brincar, entre outras, e todas as demais que necessitam de lápis e canetas para a sua realização, como pintar, desenhar, escrever, etc.

Por que trabalhar a coordenação motora na educação infantil?

É a coordenação motora infantil que permite que a criança consiga dançar, pular e fazer tarefas que irão se aperfeiçoar cada dia mais como escrever e usar uma tesoura para recortar um papel. ... Já a coordenação motora fina é a de músculos menores, como mãos, dedos e pés.

Como funciona a coordenação motora grossa?

Basicamente, esses movimentos são divididos em dois grandes grupos: a coordenação motora fina e grossa. Na coordenação motora grossa estão os movimentos mais amplos (habilidades motoras fundamentais), como correr, pular, arremessar, chutar, quicar, saltar, etc. Para realizar essas tarefas, é necessária a ativação dos grupos musculares maiores.

Como a pintura ajuda a fortalecer a coordenação motora?

A pintura ajuda a fortalecer a coordenação motora fina, de modo geral. A pintura a dedo é uma opção super bacana que dá às crianças a oportunidade de usar as mãos e se divertir muito. Pintar com pincel ajuda a aprender a segurar um pincel e a ter maior controle dos movimentos dos dedos, usando-os como uma ferramenta.

Como desenvolver a motricidade do seu filho?

Objetivo: Desenvolver a motricidade ampla da criança, como andar de lado sobre a linha, pular com dois pés no A E I O U, passar por baixo dos balões, subir e passar por baixo da cadeira, passar com as pernas abertas pela corda, pular com dois pés no bambolê e correr. Adapte a atividade para a idade de seu filho.

Quais são as habilidades motoras finas?

As habilidades motoras finas se desenvolvem quando as crianças aprendem a usar os músculos das mãos, pulsos e dedos. Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina.

Postagens relacionadas: