Quais as estruturas que compõem o cordão umbilical e explique sua função?

Índice

Quais as estruturas que compõem o cordão umbilical e explique sua função?

Quais as estruturas que compõem o cordão umbilical e explique sua função?

Ouça em voz altaPausarUm cordão umbilical geralmente apresenta duas artérias e uma veia, sendo esses vasos circundados pela geleia de Wharton, que é formada por tecido mucoso rico em proteoglicanos. A função da geleia de Wharton é garantir proteção aos vasos umbilicais, evitando, por exemplo, uma compressão.

Qual é a composição do cordão umbilical?

Ouça em voz altaPausarO cordão é formado a partir do saco amniótico (forma o epitélio do cordão), do alantoide (forma a veia e as artérias umbilicais) e da vesícula vitelínica. O feto fica dentro de uma bolsa cheia de líquido amniótico.

Qual a importância do cordão umbilical para o feto?

Ouça em voz altaPausarQual é a função do cordão umbilical? Ele normalmente possui 3 vasos sanguíneos (duas artérias e uma veia). É responsável por fazer com que o sangue do bebê passe pela placenta, aonde é oxigenado e recebe nutrientes, retornando em seguida para o bebê. Cordão umbilical ligando o feto a placenta.

Onde o cordão umbilical do bebê fica ligado na mãe?

Ouça em voz altaPausarO feto está ligado pelo cordão umbilical à placenta, o órgão que desenvolve e implanta no útero da mãe durante a gravidez. Através dos vasos sanguíneos do cordão umbilical, o feto recebe todo o apoio de oxigênio, nutrição e vida necessário da mãe por meio da placenta.

Quando é formado o cordão umbilical?

Ouça em voz altaPausarAs vilosidades também dão origem ao cordão umbilical, fazendo a comunicação com o embrião que se desenvolve. Todo esse processo estará completo por volta da quinta semana de gestação.

Qual a importância da placenta para o feto?

Ouça em voz altaPausarEmbora tenha outros papeis, a principal função da placenta é realizar a comunicação entre o corpo da mãe e o feto, facilitando a troca de nutrientes para proteger e sustentar a gravidez.

Qual é a função do cordão umbilical?

Ouça em voz altaPausarÉ nele que se conecta o cordão umbilical, a comunicação entre o embrião e a placenta. Além de garantir a alimentação do bebê, é responsável pela respiração. Quando a criança nasce, o corpo da mãe expulsa a placenta e o cordão umbilical, agora inútil.

Qual o perigo de mexer no umbigo?

Ouça em voz altaPausarDeixe seu umbigo quieto. Além de não ser bonito cutucá-lo, principalmente em público, ficar mexendo nele pode provocar alguma infecção no local. Se após cutucar você perceber que a pele ao redor está vermelha, dolorida e quente, pode ter surgido uma inflamação.

O que é feito com o cordão umbilical da mãe?

Ouça em voz altaPausarO sangue do cordão é coletado somente após o cordão umbilical ser clampeado e cortado e o bebê ser entregue ao pediatra. Já para as células do tecido do cordão, basta recolher o maior segmento do cordão umbilical que seria descartado e o colocar em um frasco especial.

Como ocorre o desenvolvimento do cordão umbilical?

O desenvolvimento do cordão umbilical ocorre a partir do saco amniótico, vesícula vitelínica e alantoide, sendo formado ao redor da quinta semana de desenvolvimento fetal, substituindo o saco vitelínico como fonte de nutrientes para o feto.

Qual o cordão umbilical da gravidez?

O cordão umbilical estende-se desde o umbigo do feto até à placenta. Costuma medir entre 50 e 60cm, tem uma forma helicoidal e está coberto pela membrana amniótica. Do ponto de vista da anatomia, a partir da 5ª semana da gravidez começa a desenvolver-se o pedúnculo de ligação entre o embrião e o trofoblasto (a futura placenta).

Como é feito o corte do cordão umbilical?

Logo após o nascimento do bebê, é feito o corte do cordão umbilical. Neste momento, a ausência de oxigênio leva à abertura das vias aéreas que funcionam como via para o sangue proveniente da câmara cardíaca direita para os pulmões.

Quando o cordão umbilical se enrole no pescoço?

Quando o feto se move no ventre, é fácil que o cordão umbilical se enrole à volta das articulações ou do pescoço.

Postagens relacionadas: