Como estimular quem tem Alzheimer?

Como estimular quem tem Alzheimer?
Ao invés de perguntar as coisas de forma “seca”, pergunte como se precisasse realmente da ajuda do doente para realizar as tarefas. Um exemplo: Se você está no elevador com o doente, pergunte em qual andar a pessoa mora e peça para apertar o botão do elevador, de uma forma bem natural, como se estivesse pedindo ajuda.
O que fazer para entreter idosos com Alzheimer?
Leitura, costura, tricô, crochê, filmes, seriados e apresentações musicais na TV são outras opções interessantes. Para matar a saudade e entreter o idoso, vale fazer chamadas de vídeo com familiares próximos, bem como recordar boas lembranças vendo fotos antigas.
Como estimular as pessoas com demência de Alzheimer?
É importante que as pessoas com Alzheimer sejam estimuladas a colaborar com tarefas rotineiras e familiares, para que se sintam incluídas socialmente e mantenham ao máximo uma certa autonomia. A doença de Alzheimer é um tipo de demência que prejudica a memória, o pensamento e o comportamento.
Como lidar com o Alzheimer?
Muitas vezes acaba sendo estressante lidar com quem tem Alzheimer. As informações têm que ser repetidas várias vezes, a compreensão é difícil, os gestos são mais lentos: é preciso muita paciência. Mas, segundo Cássio Bottini, mais que calma, é preciso aprender a lidar com essas características da doença.
Como estimular o portador de Alzheimer?
Além de todo estímulo cognitivo, o exercício físico é uma excelente forma de estimular o portador de Alzheimer. Mas a profissional adverte: "Ele deve sempre ser feito com recomendação médica e acompanhado por um fisioterapeuta, nunca sozinho".
Quais os exercícios físicos recomendados para a pessoa com Alzheimer?
E, além de ser a oportunidade de estimulação, a atividade física contribui para a redução de placas amilóides (causa do Alzheimer). Aqui no site já falamos disso, veja neste post os exercícios físicos recomendados para a pessoa com Alzheimer.