Como ajudar bebê com atraso no desenvolvimento?
Índice
- Como ajudar bebê com atraso no desenvolvimento?
- O que é atraso no desenvolvimento cognitivo?
- O que é atraso no desenvolvimento neuropsicomotor?
- Quando ocorre o atraso no desenvolvimento do bebê?
- Como estimular o bebê?
- Como fazer a criança com atraso no desenvolvimento?
- Qual a causa do atraso no desenvolvimento?
Como ajudar bebê com atraso no desenvolvimento?
Como estimular o desenvolvimento A criança com atraso no desenvolvimento deve fazer sessões de fisioterapia, psicomotricidade e terapia ocupacional todas as semanas até conseguir alcançar os objetivos que podem ser sentar, andar, comer sozinho, ser capaz de manter sua higiene pessoal.
O que é atraso no desenvolvimento cognitivo?
O atraso cognitivo é um termo usado para se referir a qualquer deficiência que afete os processos mentais, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, autismo, lesão cerebral, dificuldades de aprendizagem, entre outras.
O que é atraso no desenvolvimento neuropsicomotor?
O desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) consiste na aquisição progressiva de habilidades (p ex. andar, falar, reconhecer pessoas) por parte da criança à medida que ela vai crescendo. O atraso de desenvolvimento (ADNPM) ocorre quando o bebê não adquire determinada habilidade na idade esperada.
Quando ocorre o atraso no desenvolvimento do bebê?
O atraso no desenvolvimento acontece quando o bebê não começa a sentar, engatinhar ou andar, numa fase pré determinada, como outros bebês da mesma idade. Isso pode acontecer devido a infecções durante a gravidez, síndrome genética ou falta de oxigenação
Como estimular o bebê?
Nas consultas são realizados vários exercícios, de forma lúdica, para ajudar a fortalecer os músculos, corrigir a postura, estimular a visão, e tratar dos reflexos e bloqueios, além de contraturas e deformidades. Confira no vídeo a seguir alguns exercícios que podes estimular o bebê:
Como fazer a criança com atraso no desenvolvimento?
A criança com atraso no desenvolvimento deve fazer sessões de fisioterapia, psicomotricidade e terapia ocupacional todas as semanas até conseguir alcançar os objetivos que podem ser sentar, andar, comer sozinho, ser capaz de manter sua higiene pessoal.
Qual a causa do atraso no desenvolvimento?
Em algumas situações, o atraso no desenvolvimento tem uma causa médica identificável, como complicações de um nascimento prematuro ou uma condição genética como a síndrome de Down ou outras síndromes. Também pode ser causado por algum acidente ou doença.