O que é cv em cardiologia?
O que é cv em cardiologia?
A presença de doença renal crônica (DRC) aumenta ainda mais o risco de doença cardiovascular (CV). Marcador de DRC e de disfunção endotelial – lesão “precursora” de aterosclerose. Valores > 0,3 mg/dl, na ausência de doenças infecciosas ou inflamatórias, indica maior risco CV.
Por que o risco cardiovascular é moderado?
Por exemplo, uma pessoa com risco cardiovascular baixo com um SCORE de 1%, mas que não pratica exercício físico e tem obesidade, passa a ter um SCORE de 2%, que corresponde a um nível de risco cardiovascular moderado. Para que serve o cálculo do risco cardiovascular?
Qual a base de fatores específicos de risco cardiovascular?
A base conceitual de fatores específicos de risco cardiovascular passou a existir formalmente a partir da década de 1960, com a publicação inicial dos dados do estudo de Framingham. Do ponto de vista epidemiológico, fator de risco se aplica a um parâmetro que pode predizer o risco de um evento cardiovascular futuro.
Qual a probabilidade do risco cardiovascular?
O risco cardiovascular é uma probabilidade que depende da associação dos fatores de risco ponderados à sua importância enquanto causadores ou facilitadores do aparecimento ou desenvolvimento de doença. Em Portugal, como na Europa, a fórmula de cálculo do risco cardiovascular mais utilizada é o Systematic Coronary Risk Evaluation, ...
Qual o fator de risco de uma doença cardiovascular?
Do ponto de vista epidemiológico, fator de risco se aplica a um parâmetro que pode predizer o risco de um evento cardiovascular futuro. A estimativa do risco de doença aterosclerótica resulta da somatória do risco associado a cada um dos fatores identificados, mais a potenciação causada pelos sinergismos entre alguns desses fatores.