Como posso estimular meu filho com autismo?
Como posso estimular meu filho com autismo?
Em casa, brincadeiras com regras claras e previsibilidade, assim como rotinas estabelecidas também podem ser utilizadas para estimular crianças autistas sem que elas se sintam sobrecarregadas e incapazes de interagir corretamente.
Como ajudar um autista a se organizar?
Explicar as crianças e adolescentes com autismo sobre como a rotina vai ser modificada, o porquê dessa mudança, e o passo a passo do que vai acontecer depois, com o retorno as aulas, pode ajuda-las a se adaptarem à nova realidade, especialmente se isso for feito de forma lúdica.
Qual o tratamento adequado para o autismo?
Caso o bebê ou a criança apresente alguns destes sinais é recomendado consultar o pediatra para avaliar o problema e identificar se é de fato um sintoma de autismo, iniciando o tratamento adequado com sessões de psicomotricidade, fonoaudiologia e remédios, por exemplo.
Qual a causa exata do autismo?
Mas o tratamento disponível hoje em dia pode estimular uma criança a se desenvolver e ganhar mais independência. Não se conhece a causa exata do autismo, tampouco existe cura. Segundo dados do C enter of Disease Control and Prevention, dos Estados Unidos, uma em cada 88 crianças está dentro do espectro do autismo.
Qual é o autismo?
"O autismo é uma síndrome comportamental de base neurobiológica, caracterizada por dificuldades de interação social e de comunicação e por padrões restritos de comportamento", afirma a psiquiatra Letícia Calmon Amorim, da AMA (Associação de Amigos dos Autistas) de São Paulo.
Será que o bebê autista não reage ao som de um brinquedo?
Também é normal que a criança vire o rosto para o lado de onde vem o som de uma música ou de um brinquedo e neste caso, o bebê autista não demostra nenhum interesse e não reage a nenhum tipo de som, o que pode deixar seus pais preocupados, pensando na possibilidade de surdez.