Como a Cordilheira dos Andes influência no modo de vida da população da região?

Índice

Como a Cordilheira dos Andes influência no modo de vida da população da região?

Como a Cordilheira dos Andes influência no modo de vida da população da região?

Sim. Explicação: A cordilheira dos Andes é um dos mais marcantes elementos da paisagem desses países. ... Economicamente, a América Andina destaca-se pela exploração e beneficiamento de recursos minerais e energéticos e por uma agricultura diversificada, com destaque para produtos como café, banana etc.

Quando se formou a Cordilheira dos Andes?

A cordilheira surgiu em resultado de um choque ocorrido entre duas placas tectônicas: há milhões de anos, a placa de Nazca moveu-se em direção à placa sul-americana, dando origem às elevadas montanhas que hoje formam a cordilheira dos Andes.

Qual é a importância da Cordilheira dos Andes?

A Cordilheira dos Andes possui uma grande influência sobre o clima das diferentes regiões na América do Sul, ajudando a distribuir parte da umidade produzida na Amazônia para o interior do Brasil, além de apresentar as nascentes dos rios que dão origem ao Amazonas.

Porque a Cordilheira dos Andes tem esse nome?

Cordilheira dos Andes: a fascinante mais longa cadeia de montanhas do mundo. Crista alta, da palavra Quechua "anti" ou Anti Suyu, uma das regiões habitadas pelos incas.

Onde começa e onde termina a cordilheira dos Andes?

A Cordilheira do Andes se desenrola desde a Venezuela até a Patagônia e representa a paisagem dos países que em conjunto, são conhecidos como América Andina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Qual o ponto mais alto da cordilheira dos Andes?

Aconcágua Cordilheira dos Andes/Ponto mais alto

Qual a formação da Cordilheira dos Andes?

A origem da Cordilheira dos Andes se deu através do movimento de placas tectônicas, esse tipo de evento acontece desde o Período Mesozoico. Ela se formou por meio do movimento de sugação que a placa de Nazca realizou sob a placa Sul-americana.

Qual o tipo de limite que formou a Cordilheira dos Andes?

A Cordilheira dos Andes surgiu de uma dessas trombadas. Há 200 milhões de anos a placa Pacífica (localizada no oceano Pacífico) começou a se mover de encontro à placa Sul Americana. Como a placa oceânica é formada por rochas mais pesadas, na hora da colisão ela entrou em baixo da continental.

Qual a importância econômica da cordilheira dos Andes?

Uma das mais relevantes atividades econômicas do local é o turismo, o qual é visitado por milhares de pessoas todos os anos. Por ser uma altitude elevada, o ar é rarefeito, sendo um dos problemas a escassez de oxigênio. Mesmo nessas condições diversos povos vivem próximos da Cordilheira.

Porque ocorrem terremotos na região da cordilheira dos Andes?

No oeste da América do Sul, por exemplo, o afundamento da placa de Nazca sob a placa continental originou a cordilheira dos Andes. A maior parte dos terremotos ocorre nas bordas das placas tectônicas (“tectônica” tem origem na palavra “construção” em grego) ou em falhas entre dois blocos rochosos.

Qual a importância da Cordilheira dos Andes?

A Cordilheira dos Andes abriga uma enorme riqueza ecológica com a vasta fauna e flora e diversos recursos minerais. Nas áreas de menor altitude, a vegetação é rasteira , e, nos pontos mais altos as plantas não se desenvolvem visto as baixas temperaturas e a atividade constante de neve.

Qual o clima predominante na Cordilheira dos Andes?

O Clima predominante na Cordilheira dos Andes é o clima frio de montanha. Nesse tipo de clima, a temperatura varia muito de acordo com a altitude e o relevo. Assim, nos pontos mais altos, apresenta temperaturas negativas, as quais ficam cobertas de neve constantemente.

Qual a altitude da Cordilheira dos Andes?

Possui uma altitude média de 4.000 metros, cujo ponto mais alto é o Monte Aconcágua, que apresenta cerca de 7 mil metros de altitude. Segue abaixo as principais caraterísticas da Cordilheira dos Andes: Está localizada na costa oeste da América do Sul, atravessando países: Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela.

Qual a origem da formação dos Andes?

No entanto, estudos recentes realizados por pesquisadores norte-americanos revelaram que a formação dos Andes pode ter ocorrido de forma “abrupta” sob o ponto de vista do tempo geológico, dobrando de tamanho entre 2 e 4 milhões de anos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Postagens relacionadas: