Por que estudar escolas literárias?

Por que estudar escolas literárias?
Estudar as diferentes escolas da literatura é importante por vários motivos. Compreender a evolução literária significa acompanhar a transformação da arte e da produção cultural no Brasil, já que os artistas convergiam para as mesmas características de acordo com a época.
O que é uma escola literária ou estilo de época?
Os estilos de época nada mais são do que os Movimentos Literários ou Escolas Literárias. Eles também recebem o nome de “Estilos de Época” porque pertencem a um determinado período da história.
Quais são as escolas literárias?
As Escolas Literárias são as formas como estão divididas a literatura mediante as características apresentadas em cada uma delas. Essa divisão depende, entre outros aspectos, principalmente dos momentos históricos. Também chamadas de movimentos literários, as escolas literárias dividem-se em eras, sendo elas: era colonial e era nacional.
Quais são as escolas literárias europeus?
Nos países europeus, como Portugal, os historiadores e professores de literatura dividem as escolas literárias em quatro eras: Era Medieval, Era Clássica, Era Romântica e Era Moderna.
Quais são as escolas literárias que marcaram a história do Brasil?
Os historiadores e professores de literatura nacionais dividem as escolas literárias que marcaram a história do Brasil em duas Eras: a colonial e nacional. Essa divisão é importante para entender, além dos movimentos literários, a cultura de dominação sofrida pelo país à época da colonização.
Quais são os movimentos das escolas literárias?
Esses 3 movimentos são alguns exemplos das Escolas Literárias. Leia nosso artigo e saiba o nome de todas as Escolas Literárias e as características de cada uma delas. As Escolas Literárias caem frequentemente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em outros dos principais vestibulares.