O que acontece se estourar o tímpano?

Índice

O que acontece se estourar o tímpano?

O que acontece se estourar o tímpano?

O tímpano, também chamado de membrana timpânica, é uma fina película que separa o ouvido interno do externo. Ele é importante para a audição e quando está perfurado, a capacidade auditiva da pessoa diminui e pode levar, em longo prazo, a surdez, se não tratado corretamente.

O que é ouvido perfurado?

Tímpano perfurado consiste em uma irregularidade no tecido fino que separa o canal auditivo do ouvido médio. Essa condição pode levar a complicações como infecções do ouvido médio e perda auditiva. Há casos em que essas perfurações podem exigir cirurgia para reparar os danos ao tímpano.

Quem tem o tímpano perfurado pode voltar a mergulhar?

Não há um tipo específico de tratamento a ser feito. Se no exame físico feito por um especialista (otoscopia) for verificado que o tímpano está íntegro, a audiometria e a impedanciometria estiverem ok, você pode voltar a mergulhar.

Qual o valor de uma cirurgia no ouvido?

Problemas de audição afetam mais de 18 milhões de brasileiros. E desses, pelo menos 300 mil só conseguiriam ouvir um pouco depois de uma cirurgia, para implantar "ouvidos biônicos", que custam R$ 65 mil. O SUS (Sistema Único de Saúde) cobre o implante em apenas um dos ouvidos.

O que fazer quando o ouvido sangra?

O que fazer: geralmente, as perfurações do tímpano regeneram ao fim de algumas semanas, no entanto, durante este período, deve-se proteger o ouvido com um algodão ou um tampão adequado, quando se estiver em contacto com a água. O médico pode ainda indicar o uso de antibióticos e anti-inflamatórios.

Como é feita a cirurgia de tímpano perfurado?

Considerado bastante simples, a cirurgia de timpanoplastia consiste na colocação de um enxerto de cartilagem ou de parte muscular da orelha para o fechamento da perfuração. Para isso, o cirurgião realiza uma pequena incisão no canal auditivo ou atrás da orelha, por onde será colocado o enxerto.

Como o tímpano pode se regenerar?

Em determinados casos, principalmente se a perfuração ocorreu por uma infecção, o tímpano pode se regenerar. Isso vai depender de vários fatores, como a extensão da perfuração, demora para tratamento da infecção e da imunidade do paciente. Sobre os riscos do problema voltar a acontecer, tudo irá depender da causa da perfuração.

Como se trata o tímpano perfurado?

Tratamento e cuidados . Para se tratar o tímpano perfurado, primeiro, deve-se afastar infecção (otite). Como o tímpano é uma barreira de proteção, seu rompimento facilita a entrada de bactérias. Se o médico constatar sinais de infecção, o tratamento será feito com antibióticos, que podem ser por via oral ou gotas otológicas.

Como diagnosticar o tímpano?

Como diagnosticar? Normalmente, o médico faz um exame no interior do seu ouvido com um aparelho chamado otoscópio para verificar a perfuração do tímpano. Se não conseguir certificar com o otoscópio o médico confirmará o diagnóstico injetando uma pequena quantidade de ar comprimido utilizando um aparelho designado para isso.

Como fazer a cirurgia do tímpano?

A cirurgia pode ser feita sob anestesia geral e pode ser feita colocando um enxerto, que é um pedacinho da pele de outra região do corpo, e colocar no lugar do tímpano. Após a cirurgia a pessoa deve descansar, usar o curativo durante 8 dias, retirando-o no consultório.

Postagens relacionadas: