Por que estudar o trivium?
Por que estudar o trivium?
A Gramática está para o poeta e para o escritor, a Retórica está para o líder e para o político, a Dialética para o estudioso, o filósofo e o cientista. Estudar o Trivium é desenvolver-se na Arte da Palavra, o espelho do espírito humano, pois é pela palavra que compreendemos tudo e a nós mesmos.
Como estudar Trivium?
Historicamente é o estudo dos poetas e sua linguagem. A poesia é seu sustentáculo, é o início e o fim da gramática. A educação no Trivium começa na poesia, que é a música da literatura, como Alcuíno de Yorque dizia, o aprendizado de gramática deve começar pelo som [2].
O que foi o trivium e o Quadrivium na Idade Média?
Referem-se aos ofícios, disciplinas acadêmicas ou profissões ("artes") desempenhadas pelos homens livres. São compostas do Trivium (lógica, gramática, retórica) e do Quadrivium (aritmética, música, geometria, astronomia).
Como estudar as 7 artes liberais?
O esquema das Sete Artes Liberais era dividido em Trivium e Quadrivium, sendo o primeiro composto pelas disciplinas de lógica, gramática e retórica; e o segundo, de aritmética, astronomia, música e geometria.
Em que se baseava os estudos de Trivium e Quadrivium?
Tem mais depois da publicidade ;) O esquema das Sete Artes Liberais era dividido em Trivium e Quadrivium, sendo o primeiro composto pelas disciplinas de lógica, gramática e retórica; e o segundo, de aritmética, astronomia, música e geometria.