Como estudar para o concurso de Defensoria Pública?
Como estudar para o concurso de Defensoria Pública?
Para o seu preparo no concurso, recomendo que estude não só a literalidade da lei, mas, também, o que entendem os tribunais em temas que são recorrentes na atuação como defensor público.
O que cai na prova de Defensoria?
Prova objetiva
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo e Direito Tributário;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Civil e Direito Comercial;
- Direito Processual Civil;
- Direitos Difusos e Coletivos;
- Direito da Criança e do Adolescente;
Como funciona a prova da Defensoria Pública?
Como ser um Defensor Público Os concursos compreendem três fases de provas, sendo a primeira prova escrita objetiva, a segunda escrita subjetiva e a terceira oral, sobre os mais variados temas afins ao Direito, além de ter a obrigatoriedade de construir defesas em júri simulado, de acordo com o proposto pela banca.
Como ser estagiário da Defensoria Pública?
Para solicitar concurso, deve ser encaminhado ao DRH o formulário próprio (modelo encontra-se no acesso restrito do site da Defensoria – DRH – estagiários), para provimento de vagas ou somente para cadastro de reserva.
É preciso ter OAB para ser defensor público?
2. Defensor Público. Embora o trabalho do defensor público seja bastante semelhante ao do advogado, o STJ julgou que, para essa profissão, o candidato não precisa ter a carteira da OAB, pois ela tem seu próprio regime disciplinar e estatutos.
Qual é o papel da Defensoria Pública?
O Defensor Público orienta as partes em conflito, procurando a conciliação dos interesses, evitando, assim, que seja necessário se recorrer à Justiça. Além de representar uma solução mais rápida, a Conciliação evita que o caso vá ao Judiciário.