Como ocorre o processo de construção de sentidos em um texto?
Índice
- Como ocorre o processo de construção de sentidos em um texto?
- Como a produção de sentidos pode ser construída?
- Qual a definição de leitura inferencial?
- Quanto à construção do sentido do texto?
- Quais são os dois tipos de estratégias de leitura?
- Qual a interação entre o autor e o texto?
- Qual a pluralidade de leitura e de sentidos?
- Quais são os princípios básicos da coerência textual?
Como ocorre o processo de construção de sentidos em um texto?
A significação de um texto não se encerra nele mesmo, mas somente se dá através de uma ação do leitor sobre ele, trazendo sua experiência, sua visão de mundo. Essa visão de mundo vai refletir valores sociais.
Como a produção de sentidos pode ser construída?
Na produção de sentidos, o leitor desempenha um papel ativo, sendo as inferências um processo cognitivo relevante para esse tipo de atividade. ... Esse processo favorece a mudança e a transformação do leitor, que, por sua vez, modifica o texto.
Qual a definição de leitura inferencial?
O leitor infere ao associar as informações explícitas aos seus conhecimentos prévios e, a partir daí, gera sentido para o que está, de algum modo, informado pelo texto ou através dele.
Quanto à construção do sentido do texto?
em A construção dos sentidos no texto: coesão e coerência, a autora considera esses dois fatores de textualidade muito importantes na construção dos sentidos. ... a coesão textual é a forma de os elementos lingüísticos do texto conectarem-se, estabelecendo estruturas que produzem sentidos.
Quais são os dois tipos de estratégias de leitura?
Duke e Pearson (2002) identificaram seis tipos de estratégias de leitura que as pesquisas realizadas têm sugerido como auxiliares no processo de compreensão, a saber: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.
Qual a interação entre o autor e o texto?
Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações. Quando lemos um texto, estamos ao mesmo tempo construindo sua interpretação, e fazer isso de maneira eficiente está relacionado com os conhecimentos que já possuímos.
Qual a pluralidade de leitura e de sentidos?
Essa pluralidade de leitura e de sentidos pode ser maior ou menor dependendo do texto, do modo como foi constituído, do que foi implicitamente sugerido, do conhecimento linguístico e sociocognitivo do leitor. Gêneros Textuais ou discursivos Presentes na Revista Veja.
Quais são os princípios básicos da coerência textual?
Três princípios básicos são necessários para compreendermos melhor o que é coerência textual: 1) Princípio da Não Contradição: Um texto deve apresentar situações ou ideias lógicas que em momento algum se contradigam;