Como a projeção de Mercator beneficiou as grandes navegações?

Índice

Como a projeção de Mercator beneficiou as grandes navegações?

Como a projeção de Mercator beneficiou as grandes navegações?

Resposta: Mercator tinha uma projeçao Cilindrica que auxiliava nas navegacoes europeias. Pois eram projeçoes conformes, mantinham as distancias iguais porem distoavam no tamannho dos continentes. Desta forma eram otimos para se locomover na agua atraves de embarcaçoes !!

Porque a projeção de Mercator é chamada de Conforme?

A projeção de Mercator é do tipo conforme, isto é, conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas. ... O principal mérito da projeção de Mercator foi a sua capacidade de representar uma loxodrômia cartograficamente como uma reta.

Qual é a contribuição de Mercator para a cartografia?

Mercator é considerado o pai da Cartografia Moderna. Sua grande contribuição foi o desenvolvimento da projeção cilíndrica do globo terrestre, realizada em 1569, que ficou conhecida como a Projeção de Mercator. - Produziu o primeiro mapa do mundo, em 1538.

Quais são as diferenças entre as projeções de Mercator e Peters?

A Projeção de Peters é uma projeção cartográfica cilíndrica equivalente, ou seja, que mantém a proporção das áreas representadas, mas altera as suas formas. ... Além disso, nesse planisfério, a África é colocada no centro do mapa, ao contrário da projeção de Mercator, em que a Europa encontrava-se no centro.

O que é uma projeção cônica?

2) Projeção cônica: corresponde à projeção em que a superfície terrestre é projetada sobre um cone tocante. Assim, para planificar a área esférica, a base utilizada é um cone. ... Assim, as deformações aumentam conforme há o afastamento do paralelo que se encontra em contato com o cone.

Como é o mapa mundi com projeção de Mercator?

No caso de Mercator, a projeção cartográfica é do tipo cilíndrica. É como se o mapa formasse um cilindro envolvendo o globo terrestre. Esse tipo de projeção conserva os ângulos de cada território e, por isso, é usado até hoje para a navegação marítima, por exemplo.

Qual foi a contribuição de Cláudio Ptolomeu para a cartografia?

A cartografia de Ptolomeu Numa época em que todos acreditavam que a Terra era plana, ele garantiu que ela era redonda. Com informações de viajantes e mercadores romanos, Ptolomeu elaborou um mapa, onde figura o mundo conhecido por Roma. Desenvolveu para seus mapas um sistema de meridianos e paralelos.

Qual foi a contribuição de Hajime Narukawa para a cartografia?

Hajime Narukawa, arquiteto japonês, desenvolveu uma projeção cartográfica mediante a modelagem de poliedros.

Qual é a projeção de Mercator?

A projeção de Mercator é uma projeção cilíndrica, Ou seja, imagine o globo terrestre, em seguida imagine que foi colocado um cilindro ao seu redor, tocando o mesmo nas áreas próximas da linha do Equador.

Qual a distorção da Carta de Mercator?

Assim como toda e qualquer projeção que objetive representar em um plano a esfera terrestre, a carta de Mercator apresenta algumas distorções. Como já dissemos, essas distorções ocorrem no tamanho das áreas dos continentes, de forma que elas se tornam mais evidentes à medida que nos aproximamos dos polos.

Quais são os meridianos de Mercator?

Ela divide o planeta em 24 meridianos e 12 paralelos (os mesmos elaborados para estabelecer os fusos horários), igualmente espaçados e distribuídos sobre a camada terrestre. O principal mérito da projeção de Mercator foi a sua capacidade de representar uma loxodrômia cartograficamente como uma reta.

Como é utilizada na navegação marítima?

Até hoje, ela é utilizada na navegação marítima, principalmente pelo fato de acentuar as áreas em altas latitudes, destacando as regiões polares. Outra projeção que merece destaque é a de Peters, reelaborada em 1952 pelo historiador alemão Arno Peters e publicada, pela primeira vez, em 1973.

Postagens relacionadas: