Como trabalhar o ditado de palavras?
Como trabalhar o ditado de palavras?
Coloca-se uma música para os alunos escutarem. No momento que ela pára, os alunos devem escrever a última palavra que ouviram. Uma variação: ter a letra da música com lacunas, depois de ouvir a música, escrever as palavras que faltam.
Como fazer um ditado de frases?
Se eu fosse um cachorrinho, depois do banho era só me chacoalhar. O relógio parou, então cheguei atrasado na festa de aniversário. O passarinho sozinho fez um ninho perto da minha janela. A avezinha e o besourinho passam a noite dormindo na roseira.
Qual a preparação do professor para aplicar o ditado?
Professor, para aplicar a atividade do ditado, ele deve ser bem preparado. A preparação é a parte que deve preceder a atividade. Consiste na escolha de palavras e ou de trechos de boa linguagem, conhecidos dos alunos, extraídos de uma atividade realizada em sala de aula e que transmita: conhecimentos, regras, conceitos, dentre outros.
Como ensinar o ditado em sala de aula?
Professor, o ditado é uma atividade muito frequente em sala de aula. É importante para desenvolver a concentração, verificar o vocabulário e a ortografia dos alunos e ainda pode servir de ferramenta para a construção de textos. O ditado não é um processo de ensinar a escrever, mas para verificar o resultado dos exercícios feitos em sala de aula.
Qual a relevância do ditado?
As palavras devem ser bem articuladas, especialmente as letras finais. Professor, a atividade do ditado tem mais relevância quando se relaciona com algum tema que está sendo trabalhado por você. Faça o teste: proponha um ditado sem ter trabalhado o tema anteriormente.
Por que o ditado pode desmotivar os alunos?
Professor, vimos anteriormente que o ditado não é uma maneira de ensinar novos conteúdos, mas reforçar aquilo que já foi ensinado. Ele é apenas uma ferramenta que possui esse caráter. Mas, seu uso contínuo pode desmotivar os alunos. Por isso, é sempre necessário que alterne as técnicas para utilizá-los.