Como o vírus da poliomielite age no organismo?

Índice

Como o vírus da poliomielite age no organismo?

Como o vírus da poliomielite age no organismo?

A multiplicação inicial do poliovírus ocorre nos locais por onde penetra no organismo (garganta e intestinos). Em seguida dissemina-se pela corrente sangüínea e, então, infecta o sistema nervoso, onde a sua multiplicação pode ocasionar a destruição de células (neurônios motores), o que resulta em paralisia flácida.

Como a poliomielite afeta o sistema nervoso?

Ao atingir a corrente sanguínea, o vírus pode chegar ao cérebro e, se isso acontecer, a infecção atingirá o sistema nervoso central, levando a paralisia dos membros inferiores. A poliomielite pode causar inclusive a morte, caso o vírus alcance as células nervosas que controlam os músculos de deglutição e respiração.

Como o poliomielite se manifesta?

Em geral a doença se manifesta próximo ao 10 dia após ter contraído o vírus. A poliomielite em sua fase aguda onde já existe o comprometimento do sistema nervoso pode apresentar febre, dores de cabeça, dores de garganta, coriza, vômitos e às vezes rigidez de nuca.

Quanto tempo vive uma pessoa com paralisia infantil?

Aproximadamente 87% das pessoas com PC sobrevivem até os 30 anos21 e quase 85% dos que passam dos 20 anos sobrevivem até os 50 anos22. Diversos fatores influenciam a sobrevida, como o tipo de PC (por exemplo, a quadriplegia espástica tem o pior prognóstico), presença ou não de epilepsia e deficiência mental grave21.

Quais são as sequelas da paralisia infantil?

Assim, as principais sequelas da poliomielite são:

  • Problemas e dores nas articulações.
  • Pé torto, conhecido como pé equino, em que a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão.
  • Crescimento diferente das pernas, o que faz com que a pessoa manque e incline-se para um lado, causando escoliose.
  • Osteoporose.

Como surgiu o vírus da poliomielite?

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda descrita desde a Antiguidade, porém reconhecida como problema de saúde pública, somente no final do século XIX, quando epidemias começaram a ser registradas em vários países do mundo. Sua etiologia infecciosa foi descoberta somente em 1908.

Como a pólio é transmitida e como podemos evitá lá?

O vírus é transmitido de pessoa a pessoa por via fecal-oral ou, menos frequentemente, por um meio comum (água ou alimentos contaminados, por exemplo) e se multiplica no intestino. Quem está em maior risco de contrair a pólio? A poliomielite afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade.

Qual a reação da vacina poliomielite?

VIP- Pode ocorrer eritema (vermelhidão), endurecimento e dor no local da aplicação; febre moderada raramente. VOP- em geral, a vacina oral contra a poliomielite é bem tolerada e raramente está relacionada a evento adverso, mas por conter o vírus vivo, este evento pode vir a se manifestar.

Qual a fisiopatologia da poliomielite?

Fisiopatologia. Os vírus entram por via fecal-oral ou respiratória, depois penetram nos tecidos linfoides do trato gastrintestinal. Segue-se uma viremia primária (menor) com disseminação do vírus pelo sistema reticuloendotelial.

Como é a poliomielite?

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.

Por que a poliomielite permanece endêmica?

A doença permanece endêmica em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão, com registro de 12 casos. Nenhum confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990. IMPORTANTE: Poliomielite e paralisia infantil são a mesma coisa.

Qual a vacinação para a poliomielite?

A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Por que a poliomielite é erradicada?

Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos. A poliomielite foi praticamente erradicada em países industrializados com a vacinação de crianças, inclusive no Brasil, onde a vacina contra a doença foi incorporada à caderneta de vacinas obrigatórios.

Postagens relacionadas: