O que foi o movimento concretista brasileiro?

Índice

O que foi o movimento concretista brasileiro?

O que foi o movimento concretista brasileiro?

O Concretismo foi um movimento literário que surgiu em meados da década de 50, tendo como uma das principais influências a arte concreta. O principal foco do Concretismo no Brasil foram as mudanças na forma de fazer poesia. Para os artistas, a poesia era, além de palavra e som, visual.

O que o grupo concretista tinha como proposta?

Os artistas tinham como objetivo aliar os recursos gráficos à arte (música, poesia e artes plásticas) e abstrair-se de todo envolvimento com o lirismo e o sentimentalismo artístico. ... Os concretistas adotavam meios para que a realidade fosse incorporada ao trabalho artístico.

Quais as motivações históricas para o surgimento do Concretismo?

Ele surgiu no século XX, como reflexo de uma realidade marcada pela racionalidade e pelo avanço tecnológico. Nesse século, ocorreram duas guerras mundiais e a ameaça de uma guerra nuclear. Já no Brasil, a política desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek (1902-1976) foi grande propulsor do Concretismo.

Quais as principais características do Concretismo na literatura?

As principais características do Concretismo na literatura são: Valorização do conteúdo visual e sonoro. Sintaxe visual em detrimento da discursiva. Banimento da estrutura formal, como os versos e as estrofes.

O que foi o concretismo é o neoconcretismo no Brasil?

O neoconcretismo foi um movimento artístico-literário, surgido como uma forma de reagir aos excessos trazidos pelo concretismo. ... Enquanto o concretismo era extremamente racional, o neoconcretismo trouxe a subjetividade de volta para o processo de criação artística.

O que foi a poesia concreta no Brasil?

Poesia concreta é um tipo de poesia vanguardista, de carácter experimental, basicamente visual, que procura estruturar o texto poético escrito a partir do espaço do seu suporte, sendo ele a página de um livro ou não, buscando a superação do verso como unidade rítmico-formal.

Quais as características principais do concretismo Segundo Theo van Doesburg colocou em seu manifesto?

O quadro, construído exclusivamente com elementos plásticos - planos e cores -, não tem outra significação senão ele próprio. A pintura concreta é "não abstrata", afirma Van Doesburg em seu manifesto, "pois nada é mais concreto, mais real, que uma linha, uma cor, uma superfície".

O que valoriza o concretismo?

O movimento defende a racionalidade e rejeita o Expressionismo, o acaso e a abstração lírica e aleatória. Não há intimismo nas obras, nem preocupação com o tema. A idéia é acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem. Na década de 60, poetas e músicos envolvem-se com temas sociais.

Qual das alternativas descreve os prováveis motivos históricos para o surgimento do concretismo * 3 pontos?

Resposta. Resposta: a) Fim da || Guerra Mundial e a construção de Brasilia.

Quais são as características do concretismo na literatura?

As características gerais do concretismo na literatura são: o banimento do verso, o aproveitamento do espaço do papel, a valorização do conteúdo sonoro e visual, possibilidade de diversas leituras através de diferentes ângulos. Por Sabrina Vilarinho Graduada em Letras Equipe Brasil Escola

Qual foi o surgimento do concretismo?

O Concretismo teve vários desdobramentos, como o surgimento do Neoconcretismo, no Rio de Janeiro, com a participação de poetas e artistas plásticos como Ferreira Gullar, Amílcar de Castro, Frans Weissmann, Hélio Oiticica, Lygia Clark e outros.

Quem são os poetas concretistas?

Esses dois poetas são considerados precursores do movimento concretista. O concretismo fazia oposição ao intimismo da geração de 40 do Modernismo, aproximando-se mais do radicalismo da Geração de 22.

Quem são os precursores do concretismo?

Foram precursores mundiais das tendências do movimento o suíço Max Bill, nestas e o russo Vladimir Maiakovski, naquela. O concretismo caracteriza-se como movimento de cunho marcadamente racionalista, buscando na arte a expressão de um geometrismo extremo.

Postagens relacionadas: