O que aconteceu na Amazônia?

Índice

O que aconteceu na Amazônia?

O que aconteceu na Amazônia?

Utilizando satélites que monitoram as áreas da floresta em intervalos de cinco a oito dias, os pesquisadores identificaram que o desmatamento cresceu 30% em 2020, em comparação com o ano anterior. Mais de 8 mil quilômetros de floresta foram destruídos entre janeiro e dezembro do ano passado.

Quantos da Amazônia foi queimada?

Em todo 2019, o número de queimadas foi de 89.176. O ano atual também já supera diversos anteriores, como 20.

Qual a consequência do desmatamento na floresta amazônica?

Os impactos climáticos gerados pela devastação na floresta amazônica não se limitam ao aqui e agora. Como vimos, o planeta inteiro sofre as consequências do avanço do desmatamento por causa do seu efeito mais imediato, o aquecimento atmosférico. No entanto, esse aumento nas temperaturas provoca danos que se estendem em longo prazo.

Como ocorrem os incêndios na floresta amazônica?

Primeiro, e mais importante, é que incêndios na floresta amazônica não ocorrem de maneira natural – eles precisam de uma fonte de ignição antrópica ou, em outras palavras, que alguém taque o fogo. Ao contrário de outros ecossistemas, como o Cerrado, a Amazônia NÃO evoluiu com o fogo e esse NÃO faz parte de sua dinâmica.

Qual é a atual situação da Amazônia?

Qual é a atual situação da Amazônia? As análises baseadas na observação da floresta amazônica ( feita por satélites da NASA) confirmaram um aumento na intensidade do desmatamento em 2019, destacando o mês de agosto como um dos mais notáveis no número de incêndios intensos e persistentes.

Qual a emissão de gases na floresta amazônica?

E quando imensas áreas florestais são queimadas, a emissão de gases aumenta consideravelmente. Tendo em vista que a floresta amazônica é uma vasta superfície que mede 5,5 milhões de km², pode-se imaginar o quanto de CO2 está sendo despejado na atmosfera.

Postagens relacionadas: