O que é administração pública patrimonialista?

Índice

O que é administração pública patrimonialista?

O que é administração pública patrimonialista?

Patrimonialismo é um termo utilizado para descrever a falta de distinção por parte dos líderes políticos entre o patrimônio público e o privado em um determinado governo de determinada sociedade.

É uma característica da administração pública patrimonialista?

Um estilo de administração do Estado denominado patrimonialismo. Este modelo de administração, típico dos estados absolutistas europeus, tinha como principal característica a não distinção entre o que era bem público e o que era bem privado.

Quais as características do modelo patrimonialista?

Patrimonialismo. ... As principais características da administração patrimonialista eram: A administração é do Estado, mas não é pública; não visa o interesse público; predomínio de práticas patrimonialistas e clientelistas; vigência do nepotismo que se sustentava no trinômio status-parentesco-favoritismo;….

Quais os principais diferenciais entre a administração patrimonialista e a burocrática?

No modelo de Administração burocrática são adotadas uma série de medidas cujo objetivo é a defesa da coisa pública, em contraposição ao período patrimonialista antecedente, cuja característica principal é a confusão entre patrimônio público, Estado, e o patrimônio particular do detentor do poder.

O que é administração pública burocrática?

A Administração Pública burocrática, que surgiu basicamente com o advento do Estado Liberal, busca romper com o modelo anterior, patrimonialista, pois separa os interesses pessoais do detentor do poder e os instrumentos colocados à disposição do Poder Público para garantir a satisfação do interesse público.

O que é res principis?

Em outros termos, a res publica (coisa do povo) se confundia com a res principis (coisa do príncipe). Esta forma de administração pública predominou no período pré-capitalismo, quando o monarca exercia o domínio sobre os bens públicos e particulares, sem qualquer necessidade de prestar contas à sociedade.

Porque não é correta a expressão administração pública patrimonialista?

Por fim, não é correta a expressãoAdministração Pública patrimonialista” por se tratar de verdadeira contradictio in adjecto, eis que a característica “patrimonialista” está em contraste com o substantivo “Administração Pública”.

Quais são as principais características da administração pública gerencial?

A administração pública gerencial é muito focada em descentralizações políticas e administrativas, possuindo poucos níveis hierárquicos, boa flexibilidade organizacional, controle dos resultados, confiança limitada e uma administração voltada ao atendimento do cidadão (excelência no atendimento).

Qual é a diferença entre a administração Patrimonial e a administração Burocráti CA?

A administração patrimonialista preocupa-se com a separação do patrimônio público em relação aos interesses privados. D A qualidade fundamental na administração pública burocrática é a efetividade no controle dos abusos.

O que é Administração Pública burocrática?

A Administração Pública burocrática, que surgiu basicamente com o advento do Estado Liberal, busca romper com o modelo anterior, patrimonialista, pois separa os interesses pessoais do detentor do poder e os instrumentos colocados à disposição do Poder Público para garantir a satisfação do interesse público.

Como a administração patrimonialista torna-se inaceitável?

Neste novo momento histórico, a administração patrimonialista torna-se inaceitável, pois não mais cabia um modelo de administração pública que privilegiava uns poucos em detrimento de muitos.

Quais são os modelos teóricos de Administração Pública?

Modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial . As três formas de Administração Pública. No plano administrativo, a administração pública burocrática surgiu no século passado conjuntamente com o Estado liberal, exatamente como uma forma de defender a coisa pública contra o patrimonialismo.

Como foi o funcionamento da administração pública no Brasil?

Mais tarde, com o surgimento da Constituição Federal de 1988, as regras para o funcionamento da Administração Pública foram instituídas e levaram a um quadro positivista no futuro do país. A partir do artigo 37, temos tudo que tange a esse sistema, seus aspectos existentes e atualizados.

Por que a administração pública evoluiu?

Assim, partindo-se de uma perspectiva histórica, verifica-se que a administração pública evoluiu através de três modelos básicos: a administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial. Essas três formas se sucedem no tempo, sem que, no entanto, qualquer uma delas seja inteiramente abandonada.

Postagens relacionadas: