Como o psicopedagogo pode atuar com pessoas com doenças mentais?

Índice

Como o psicopedagogo pode atuar com pessoas com doenças mentais?

Como o psicopedagogo pode atuar com pessoas com doenças mentais?

As intervenções e planejamentos interventivos podem se diferenciar de acordo com as características de cada indivíduo. O psicopedagogo clínico atende em um lugar específico, preparado especificamente para atender pessoas que estejam com problemas na aprendizagem e que precisam de uma ajuda especializada.

Quais as principais dificuldades apresentadas por crianças com deficiência intelectual?

A deficiência prejudica a limitação de habilidades como comunicação, coordenação, algumas vezes equilíbrio, no desempenho de autocuidado. A aprendizagem do aluno com deficiência intelectual pode ser individual ou criando estratégias de ensino/didático em grupos; às vezes depende de cada situação.

Como a psicopedagogia ajuda?

Segundo Weiss, “a psicopedagogia busca a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como a melhor qualidade na construção da própria aprendizagem de alunos e de educadores”. ... O Psicopedagogo poderá ajudá-la a encontrar as melhores ferramentas e estratégias, organizando, assim, o seu modelo de aprendizagem.

Quais são os três domínios sistematizados pelo psicopedagogo?

Provas Projetivas Psicopedagógicas Consiste em avaliar através de produções gráficas e relato de histórias a partir dos desenhos os vínculos que o sujeito estabelece em três grandes domínios: escolar, familiar e consigo mesmo.

Como o psicopedagogo pode ajudar na dificuldade de aprendizagem?

Ao psicopedagogo cabe avaliar o aluno e identificar os problemas de aprendizagem, buscando conhecê-lo em seus potenciais construtivos e em suas dificuldades, encaminhando-o, por meio de um relatório, quando necessário, para outros profissionais - psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, etc.

O que é a intervenção psicopedagógica?

A intervenção psicopedagógica é um procedimento realizado pelo psicopedagogo com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos.

Quais são as barreiras que os alunos com deficiência intelectual encontram para aprender?

A barreira das coisas É preciso mesa e cadeira apropriada, espaço de locomoção, encaixe de mesas e cadeiras para trabalhar em grupo, possibilidade de acesso à lousa. Pense também em como incluir esses estudantes em momentos como o recreio e as aulas de Educação Física.

O que pode ser considerado deficiência intelectual?

A deficiência intelectual é caracterizada por limitações nas habilidades mentais gerais. Essas habilidades estão ligadas à inteligência, atividades que envolvem raciocínio, resolução de problemas e planejamento, entre outras.

Qual é a função de um psicopedagogo?

O psicopedagogo pode avaliar o aluno com o intuito de identificar possíveis situações que interferem em seu desempenho escolar. Dessa forma, a atuação do profissional visa garantir o bom andamento das atividades, além de possuir uma importância significativa para a inclusão escolar.

Qual é o trabalho do psicopedagogo?

O objetivo do psicopedagogo é entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Ele trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocional.

Como é feito o diagnóstico da deficiência intelectual?

Caso seja feito o diagnóstico da deficiência intelectual, é importante que as capacidades cognitivas e intelectuais da criança sejam estimuladas frequentemente, sendo importante o acompanhamento por uma equipe multiprofissional.

Quais são os desafios da pessoa com deficiência intelectual?

Esses desafios e dificuldades podem ser decorrentes da própria deficiência em si, ou ainda das limitações e privações causadas pela deficiência ou por crenças limitantes da família da criança em relação a suas possibilidades. A infantilização e a subestimação da pessoa com deficiência intelectual podem ser as principais barreiras para sua inclusão.

Qual o foco do educador para alunos com deficiência intelectual?

Em seu livro “Teoria e método em psicologia”, ele afirma que, principalmente para alunos com deficiência intelectual, é fundamental que o ensino tenha significado e seja de fato relevante em suas vidas. Para o psicólogo, o foco do educador deveria estar sempre nas possibilidades e não nos déficits dos estudantes.

Quais os profissionais envolvidos na identificação da deficiência intelectual?

Veltrone e Mendes (2011) descreveram a caracterização dos profissionais da escola envolvidos na identificação da deficiência intelectual, bem com os procedimentos por eles utilizados. Participaram do estudo 67 profissionais de escola especial, rede municipal e rede estadual de ensino de cinco municípios do interior do estado de São Paulo.

Postagens relacionadas: