Quais os efeitos da obsolescência programada?

Índice

Quais os efeitos da obsolescência programada?

Quais os efeitos da obsolescência programada?

Quais as consequências da obsolescência programada? A principal consequência da obsolescência programada é o impacto no bolso dos consumidores e dos governos, que precisam lidar com uma causa que já está se tornando humanitária.

Quando surgiu a obsolescência programada?

A obsolescência programada foi criada na década de 1920, pelo então presidente da General Motors, Alfred P. ... Sloan. Ele procurou atrair os consumidores a fazerem constantes substituições, tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios de seus veículos.

O que é obsolescência programada exemplos?

Obsolescência programada (ou planejada) significa reduzir a vida útil de um produto para aumentar o consumo de versões mais recentes. ... Os equipamentos eletrônicos são campeões da prática de obsolescência programada. Por exemplo, os computadores pessoais.

Em que contexto surgiu o conceito de obsolescência programada?

O conceito de obsolescência programa foi criado por Bernard London, por ocasião da crise econômica ocorrida nos Estados Unidos, em 1929, como uma forma de incentivar o consumo e, assim, impulsionar a economia.

Qual a filosofia por trás da obsolescência programada?

Apesar de muito criticada e, em alguns casos, até combatida judicialmente, a obsolescência planejada configura-se como um mecanismo para sustentar a sociedade de consumo, ou seja, tem o objetivo de aumentar o consumismo.

O que é obsolescência programada e quais as suas consequências?

Obsolescência programada : as consequências devastadoras dos produtos feitos para estragar. ... Isso significa que o processo produtivo é mais barato e que, no futuro, o consumidor vai precisar adquirir novos produtos e pagar por serviços que a empresa oferece como substitutos para os antigos.

Quais os tipos de obsolescência programada?

O que é obsolescência programada?

  • planejada ou programada: as indústrias fabricam produtos com componentes de qualidade inferior para acelerar o desgaste e sua necessidade de reposição ou até com falhas de projeto propositais;
  • perceptiva: provocada quando os novos produtos apresentam um design diferente dos antigos.

Qual a finalidade da obsolescência programada?

A redução da durabilidade, de forma proposital, de um produto com o intuito de torná-lo obsoleto, velho, inutilizável, desvalorizado, fazendo com que o consumidor adquira um novo denomina-se obsolescência programada.

Qual o significado da obsolescência?

A obsolescência era compreendida como um fenômeno que induzia os consumidores a entrar em um ciclo de aquisição/descarte contínuo. Alhures a esse momento, o significado da aludida expressão se desenvolveu, criando classificações importantes.

Quem inventou a expressão obsolescência?

Atualmente, refere-se a algo desatualizado ou antigo. Segundo Giles Slade (2006, p.58) (tradução nossa) [3], quem primeiro introduziu a expressão obsolescência foi Justus George Frederick ao publicar um artigo na revista Adversiting and Selling, no final de 1928.

Postagens relacionadas: