Como estava organizada a sociedade espartana?
Como estava organizada a sociedade espartana?
A estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas, os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula; os periecos, os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio; e os hilotas, escravos que serviam aos esparciatas geralmente no ...
Como a Esparta desenvolveu-se?
Esparta desenvolveu-se como uma pólis aristocrática e era pautada em valores como disciplina e ordem. O militarismo era uma característica muito forte na sociedade espartana, e a hierarquização também foi um traço marcante. Havia pouca mobilidade social, e a violência era uma prática usada para manter a população sob o controle das elites.
Como se tratava a aristocracia espartana?
A aristocracia espartana, formada pelos chamados esparciatas, temia bastante qualquer tipo de revolta dos hilotas, uma vez que eles eram numericamente muito superiores à classe dominante. Assim, era comum que a violência fosse usada rotineiramente contra esses trabalhadores, para que o medo pudesse manter essa classe sob controle.
Qual a localização da cidade de Esparta?
Essa cidade estava localizada em uma região chamada Lacônia ou Lacedemônia, na Península do Peloponeso, atual sul do território grego. Essa área já tinha a presença humana desde o Neolítico, mas a cidade de Esparta, de fato, surgiu em algum momento do p eríodo Homérico.
Qual a importância da Esparta na Grécia Antiga?
Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.