O que é a pesquisa com células-tronco?

Índice

O que é a pesquisa com células-tronco?

O que é a pesquisa com células-tronco?

As pesquisas realizadas com o uso dessas células têm demonstrado a sua eficácia no tratamento de diversas doenças, a exemplo da leucemia, doenças cardíacas e doenças hematológicas. As células-tronco embrionárias, por sua vez, apresentam a capacidade de formar qualquer tecido do corpo.

Como são feita as pesquisas com células troncos?

Por ter a capacidade de se transformar em qualquer tipo celular, as células-tronco embrionárias têm sido largamente utilizadas para pesquisas. Elas são retiradas de embriões com cinco dias de desenvolvimento, fruto de fertilizações in vitro.

Como estão as pesquisas e terapias com células-tronco no nosso país?

Depois de algum tempo e muitas discussões, em maio de 2008, o artigo 5° da Lei de Biossegurança foi votado como constitucional, ou seja, as pesquisas com células-tronco, nos termos da Lei, foram definitivamente permitidas em nosso país.

Qual país esta legalizando o estudo das células-tronco?

Os países que autorizam a pesquisa com células-tronco embrionárias por marco legal, semelhantemente ao Brasil, são: Reino da Dinamarca, Reino da Espanha, República da Finlândia, França, Reino Unido e Suécia.

Qual é a pesquisa com células embrionárias?

No Brasil, o estudo de células-tronco embrionárias é regulamentado pela lei de Biossegurança de 205/05, artigo 5º), que permite o uso, em pesquisas científicas, de embriões humanos inviáveis ou que estejam congelados há pelo menos três anos, com o consentimento dos pais.

Porque a pesquisa sobre células-tronco é tão controversa?

A controvérsia vem do fato de que as células-tronco embrionárias normalmente não podem ser obtidas sem a destruição dos embriões que as originam. Há técnicas, hoje, que levantam a hipótese de que no futuro não será mais preciso destruí-los para obter linhagens viáveis das cobiçadas células-curinga.

Quando as pesquisas biológicas com Célula-tronco começam a acontecer no mundo da Ciência?

A primeira pesquisa em células-tronco embrionárias humanas que se tem notícia foi publicada em 1998 pela equipe do Professor James A. Thomson, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

É possível realizar pesquisas com Células-tronco no Brasil?

No Brasil, o estudo de células-tronco embrionárias é regulamentado pela lei de Biossegurança de 205/05, artigo 5º), que permite o uso, em pesquisas científicas, de embriões humanos inviáveis ou que estejam congelados há pelo menos três anos, com o consentimento dos pais.

Como está o estudo das células tronco no Brasil?

Estudo é realizado por pesquisadores do Paraná O Núcleo de Tecnologia Celular da PUCPR já tem vasta experiência com o uso de células tronco mesenquimais (CTMs), derivadas do tecido do cordão umbilical (TCU), para doenças pulmonares, desde pesquisa básica, pesquisa clínica e até em pesquisa clínica experimental.

O que os últimos estudos mostram sobre as células tronco?

As pesquisas mostram a existência de células-tronco adultas em diversos tecidos como hematopoiético, hepático, muscular, epitelial e nervoso. As células-tronco de linhagem hematopoiéticas já são usadas, com sucesso, no tratamento de linfomas, leucemias e algumas doenças lisossomais.

Qual a evolução das pesquisas com células-tronco?

A professora Lygia da Veiga Pereira (foto) do Instituto de Biociências da USP, e chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias e integrante do Centro de Terapia Celular da USP Ribeirão Preto fala essa semana sobre a evolução das pesquisas com células-tronco Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

Quando começou a utilização das células-tronco no Brasil?

O primeiro registro de utilização das células-tronco no Brasil, foi para curar lesões de uma fêmea de lobo-guará, atropelada por um caminhão, em 2010. O tratamento durou quatro meses, metade do tempo previsto para a recuperação do animal;

Quais países já liberam o uso de células-tronco para pesquisas?

Diversos países já têm legislações específicas que liberam o uso de células-tronco para pesquisas.

Como se formam as células-tronco?

Ou seja, elas se formam no começo do desenvolvimento embrionário. Esses tipos de células-tronco destacam-se pelo processo chamado de “diferenciação celular”, uma vez que apresentam alta capacidade de se transformarem em qualquer tipo de célula, gerando assim, células especializadas e de diferentes tecidos do corpo.

Postagens relacionadas: