Como a radiação atua no microrganismo?

Índice

Como a radiação atua no microrganismo?

Como a radiação atua no microrganismo?

As radiações ionizantes induzem principalmente modificações no DNA e RNA ocasionando: Bloqueio da duplicação de NA; Paralisação da síntese proteica. Estes efeitos trazem como consequência a inibição da reprodução e o crescimento dos microrganismos.

Quais os riscos da radiação para a vida vegetal?

A irradiação de frutas, legumes, cereais, frutos do mar, entre outros, diminui a quantidade de fungos e bactérias, aumentando, assim, seu tempo de conservação. Isso porque a multiplicação desses microrganismos é um dos principais causadores do apodrecimento dos alimentos.

O que acontece com um alimento se ele for exposto à radiação gama?

A radiação gama causa danos permanentes ao DNA da maior parte dos microorganismos mais comumente encontrados nos alimentos de origem vegetal ou animal. Ao fazer isso, impossibilita-se a propagação desses agentes.

Como a radiação afeta os alimentos?

Tem mais depois da publicidade ;) A radiação é empregada na indústria alimentícia com os seguintes objetivos: Melhorar a saúde pública (a radiação diminui a reprodução de micro-organismos nos alimentos e, portanto, diminui a quantidade de pessoas que adquirem doenças provocadas por eles);

Qual a ação da irradiação sobre pragas e contaminantes de alimentos?

A irradiação de alimentos pode oferecer vantagens especiais como: matar ou esterilizar os organismos patogênicos nos alimentos, melhorando a sua qualidade e a sua durabilidade, conseqüentemente, reduzindo a incidência de intoxicações alimentares; inibir ou parar o brotamento e o apodrecimento de raízes e tubérculos; ...

Qual a finalidade de expor alguns alimentos à radiação?

A irradiação do alimento é um processo pelo qual o produto é exposto a uma fonte controlada de radiação ionizante, prolonga a vida de prateleira e reduz as perdas de alimentos, além de melhorar a segurança microbiológica, e reduzir o uso de substâncias químicas como fumegantes e/ou o uso de aditivos.

Quais os riscos da radiação para a vida humana animal e vegetal?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células.

O que é a Apertização?

Apertização: é a aplicação do processo térmico a um alimento convenientemente acondicionado em uma embalagem hermética resistente ao calor, a uma temperatura e um período de tempo cientificamente determinados, para atingir a esterilização comercial.

Quais as desvantagens do uso da radiação?

Quando a dose de radiação é alta, muitos tecidos e órgãos do corpo são atingidos. Entre os sintomas, estão náuseas e vômitos, queda de cabelo, distúrbios do comportamento, alterações no sangue e lesões na pele. Quanto menor for o intervalo de tempo entre a exposição e o início dos sintomas, mais grave é o quadro.

Quais são as bactérias mais resistentes à radiação?

As bactérias não formadoras de esporos mais resistentes à radiação são quatro espécies do gênero Deinococcus e um de cada gênero a seguir: Deinobacter, Rubrobacter e Acinetobacter. Com exceção destas, os Enterococcus faecium R53, os micrococos e os lactobacilos homofermentativos estão entre as bactérias não formadoras de esporos mais resistentes.

Por que a radiação afeta o corpo humano?

Quando exposto a esse tipo de radiação, o corpo humano é afetado, sofrendo alterações até mesmo no DNA das células. "A radiação tem a capacidade de alterar a característica físico-química das células. As mais afetadas são as células com alta taxa de proliferação, como as reprodutivas e as da medula, que são mais radiossensíveis", ...

Quais são as células mais afetadas pela radiação?

As mais afetadas são as células com alta taxa de proliferação, como as reprodutivas e as da medula, que são mais radiossensíveis", explica Giuseppe d´Ippólito, professor do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal Paulista (Unifesp). Os efeitos da radiação são classificados como agudos ou crônicos.

Qual a cara de micróbios e bactérias?

`CARA CTERÍ S – ode e micróbios uma variaç s ens controle `INFLU Ê – a an em proteínas ) tende a proteger as bactérias; pH é f é mácido `– tradiaç muito agenteneces ação afetados CONTROLE MICROBIANO MEMBRANA é a de controle microbiano; de de mesma; liídeos o por do intefere da célula.

Postagens relacionadas: