O que aconteceu com os gafanhotos na Argentina?
O que aconteceu com os gafanhotos na Argentina?
O aparecimento de uma nuvem de gafanhotos na Argentina assustou produtores rurais, assim como entidades do governo do país. O fato ocorreu no mês de junho, quando os insetos destruíram lavouras de milho na Argentina e migraram sentido Rio Grande do Sul.
Onde está a nuvem de gafanhotos neste momento?
A boa notícia é que o grupo de insetos mais próximo ao Brasil está controlado e o risco de chegada é baixo. O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Alimentar (Senasa) considera que, das 10 nuvens, 2 já estão controladas: uma é a da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai e outra no centro do país.
Como está os gafanhotos no Brasil?
Os insetos estão nas cidades de Campo Viera e Itacaruaré, divisas com as cidades brasileiras de Rincão Vermelho e Porto Xavier, no Rio Grande do Sul. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) chegou a traçar diretrizes para lidar com o problema caso os gafanhotos chegassem, de fato, ao Brasil.
Qual o tamanho da nuvem de gafanhoto que está na Argentina?
Conforme a secretaria, as temperaturas acima de 25ºC favorecem a aproximação da nuvem, que tem mais de 400 milhões de gafanhotos, e ocupa área estimada em 10 km por 3 km, conforme o fiscal estadual agropecuário Juliano Ritter, da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Itaqui. Em relação ao Uruguai, a nuvem está a 80 km.
Como surge uma nuvem de gafanhoto?
Como já citado, os insetos migram à procura de alimentos em grande quantidade e com as monoculturas, como trigo e cevada, além de pastagens, esses locais se tornam “uma opção de fácil acesso e grande fartura para esses gafanhotos”.
Como eliminar nuvem de gafanhotos?
Os inseticidas Cipermetrina, Fipronil e Tiametoxam estão entre os mais usados no combate a nuvens de gafanhotos, conta o engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo, vice-presidente da regional sul da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).