Como age a radioterapia no organismo?

Índice

Como age a radioterapia no organismo?

Como age a radioterapia no organismo?

É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.

Quais são os efeitos colaterais da radioterapia?

Os efeitos colaterais mais frequentes do tratamento com radioterapia são:

  • Fadiga. Um dos efeitos colaterais mais comuns. ...
  • Reações cutâneas. ...
  • Perda de cabelo. ...
  • Alterações nas taxas sanguíneas. ...
  • Náuseas e vômitos. ...
  • Perda de apetite.

Quem faz radioterapia cai o cabelo?

Com a radioterapia, o cabelo vai cair? “É uma preocupação frequente. É o momento de explicar que a radioterapia só vai provocar efeito colateral na área tratada”, esclarece Ferrigno. “Então, só vai cair o cabelo se essa região for irradiada”, acrescenta.

Como amenizar os efeitos colaterais da radioterapia?

As reações normalmente começam a partir da segunda ou terceira semana de tratamento e podem durar várias semanas após a última sessão. O segredo para amenizar os efeitos é manter a pele hidratada, mas não se engane: não é no banho que a hidratação deve ser feita.

Quanto tempo dura o tratamento da radioterapia?

Com as técnicas de tratamento atuais os efeitos colaterais severos são muito raros. A maioria dos efeitos colaterais causados pela radioterapia dura apenas alguns dias ou semanas após o término do tratamento. Entretanto, alguns, como os sintomas de fadiga ou perda de cabelo, podem durar alguns meses.

Quais os efeitos colaterais da radioterapia interna?

A radioterapia externa tende a causar mais efeitos colaterais do que a radioterapia interna. É importante lembrar que a maioria dos paciente terá apenas alguns dos efeitos colaterais mencionados aqui, e para muitos, eles serão leves. Com as técnicas de tratamento atuais os efeitos colaterais severos são muito raros.

Por que a radioterapia pode melhorar a qualidade de vida?

Metade dos pacientes com câncer são tratados com radiações e o resultado costuma ser muito positivo. Para muitos pacientes, é um meio bastante eficaz, fazendo com que o tumor desapareça e a doença fique controlada, ou até mesmo curada. Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

Qual o papel da radioterapia no tratamento do câncer?

Quando bem indicada, a radioterapia pode sim ter papel curativo no tratamento do câncer, ser empregada com sucesso no controle da doença ou mesmo na gestão de sintomas em metástases ósseas, por exemplo. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas, pois é um tratamento oncológico cercado de estigma e desinformação.

Postagens relacionadas: