Como funciona o dreno a vácuo?
Como funciona o dreno a vácuo?
É composto de um reservatório com mecanismo de abertura para remoção do ar e do conteúdo drenado e um tubo longo que fica inserido na cavidade cirúrgica. A remoção do ar do interior do reservatório cria uma condição de vácuo, promovendo uma aspiração ativa e continua de secreções acumuladas.
Por que é necessário esvaziar o dreno?
Ao esvaziar o dreno, o coletor expandirá, já que a tampa de plástico – que mantém o sistema fechado – será removida. Prepare-se para realizar algumas tarefas após a cirurgia. O cirurgião ou a equipe médica explicará o que o paciente terá que fazer para cuidar do local da incisão.
Por que devemos retirar o dreno?
Não devemos retirar nem tracionar o dreno sem autorização prévia do médico assistente. Fechar o clamp (trava) no momento que for esvaziar o dreno. Observar alterações no local de inserção do dreno (hiperemia, secreção e/ou edema). Perguntar a paciente se ela sente dor no local da inserção do dreno.
Como remover os drenos da roupa?
Corte os pedaços de gaze até o meio, de forma que eles possam ser facilmente enrolados em volta dos drenos, protegendo os cateteres e não deixando que se esfreguem contra o local da incisão. Desprenda os drenos da roupa e vista algo com bolsos na altura da cintura, como um robe, para colocar os drenos após esvaziá-los.
Por que é mais comum a colocação do dreno?
As cirurgias em que é mais comum existir a colocação do dreno incluem as cirurgias abdominais, como cirurgia bariátrica, no pulmão ou na mama, por exemplo. Na maioria dos casos, o dreno é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e, é fixado com pontos ou grampos, e pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas.