Como identificar uma reação adversa a medicamento?

Índice

Como identificar uma reação adversa a medicamento?

Como identificar uma reação adversa a medicamento?

De maneira geral, alguns dos seguintes aspectos devem ser observados na identificação e estabelecimento de validade de uma suspeita de RAM: existência de dados epidemiológicos prévios, relação temporal com o uso do fármaco, resposta diante da cessação e reintrodução do fármaco, identificação de causas alternativas, ...

Como pode ser observada uma reação adversa?

De maneira geral, alguns dos seguintes aspectos devem ser observados na identificação e validação de uma suspeita de reação adversa a medicamento (RAM): existência de dados epidemiológicos prévios, relação temporal com o uso do fármaco, resposta frente à cessação e reintrodução do fármaco, identificação de causas ...

O que é uma reação adversa?

RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011).

Como são classificadas as reações adversas?

Em relação a gravidade, as reações adversas são classificadas em: Leve: não necessita de tratamentos específicos ou antídotos e não é necessário suspender o medicamento; Moderada: requer modificação terapêutica, porém o medicamento agressor não precisa ser suspenso.

Quais são os sinais e sintomas mais comuns em uma reação adversa ao medicamento?

Muitas pessoas têm asma ou rinite de forma regular, mas há casos em que se trata de uma alergia medicamentosa. Os sintomas mais comuns são falta de ar, chiados, tosse, espirros, coceira no nariz, coriza e até sensação de aperto no peito.

Quais os tipos de reações adversas a medicamentos?

Reações adversas a medicamentos são classificadas com base em diferen- tes critérios. A classificação de RAM mais aceita atualmente foi proposta por Rawlins e Thompson 4, 5 que as agrupa em reações do tipo A ou previsíveis e reações do tipo B ou imprevisíveis.

O que é reação adversa de um exemplo?

Exemplos de tais reações adversas medicamentosas incluem erupções cutâneas, icterícia, anemia, redução na contagem de glóbulos brancos, lesão renal e lesão nervosa que pode prejudicar a visão ou a audição. Essas reações tendem a ser mais graves, mas ocorrem tipicamente em um número muito pequeno de pessoas.

Qual a importância de se relatar uma reação adversa?

É importante notificar a farmacovigilância de todas as suspeitas de reações adversas que ocorram após a administração de um medicamento, pois esta informação é relevante e nos permite conhecer o comportamento dos medicamentos, uma vez no mercado.

Qual a diferença entre efeito adverso e reação adversa?

Toda reação adversa é um evento adverso, mas nem todo evento adverso é uma reação adversa. De acordo com o glossário de termos de farmacovigilância, reação adversa a medicamentos (RAM) é um efeito prejudicial suspeito de ser causado por um medicamento.

O que são reações adversas exemplos?

As reações adversas medicamentosas relacionadas a dose representam um exagero dos efeitos terapêuticos do medicamento. Por exemplo, uma pessoa tomando um medicamento para controlar a hipertensão arterial pode sentir tonturas ou ficar atordoada se o medicamento reduzir a pressão arterial excessivamente.

Qual o tratamento adequado para uma reação adversa?

Se um utente suspeitar de uma reação adversa devido à utilização de um ou mais medicamentos, deve procurar aconselhamento junto de um médico, farmacêutico ou outro profissional de saúde, para tratamento da situação. Habitualmente existem dúvidas se uma reação adversa é devida, ou não, a um medicamento.

Como são consideradas as reações adversas após o uso de doses maiores que as habituais?

Não são consideradas reações adversas os efeitos que ocorrem após o uso acidental ou intencional de doses maiores que as habituais (toxicidade absoluta).

Será que a reação adversa a medicamento é previsível?

Todavia, reação adversa a medicamento (RAM) advindas de erros de medicação acontecem e são consideradas previsíveis.

Qual a notificação de reação adversa a medicamento?

A notificação de suspeita de reação adversa a medicamento (RAM) é voluntária, portanto, sua prossecução depende totalmente do interesse e da responsabilidade do profissional com relação ao paciente atendido e com a saúde da coletividade.

Postagens relacionadas: