Qual a situação atual do desmatamento na Amazônia?

Índice

Qual a situação atual do desmatamento na Amazônia?

Qual a situação atual do desmatamento na Amazônia?

Desde 2018, há crescimentos constantes do desmatamento na Amazônia. O processo, porém, acentuou-se sob Bolsonaro. No primeiro ano de governo do atual presidente, a devastação da floresta cresceu 34%. No segundo, 9,5%.

Porque ocorre o desmatamento na Amazônia?

Dentre os principais motivos do desmatamento na Amazônia, destacam-se: Queimadas ou os incêndios florestais: os incêndios que acontecem na região são fruto de ações humanas. ... Atividade pecuária: a expansão das atividades voltadas para a criação de animais é um dos principais motivos do desmatamento na Amazônia.

Quais são as principais causas que provocam o desmatamento?

Assim como outros países tropicais que sofrem com um grande desmatamento, no Brasil tem como causas principais:

  • Atividades agropecuárias, responsáveis por 80% do desmatamento em todo o mundo;
  • Avanço da urbanização;
  • Exploração comercial de madeira.

Qual a consequência do desmatamento na floresta amazônica?

Os impactos climáticos gerados pela devastação na floresta amazônica não se limitam ao aqui e agora. Como vimos, o planeta inteiro sofre as consequências do avanço do desmatamento por causa do seu efeito mais imediato, o aquecimento atmosférico. No entanto, esse aumento nas temperaturas provoca danos que se estendem em longo prazo.

Qual o estado com mais alertas de desmatamento na Amazônia Legal?

Na outra ponta da lista, o estado com menos alertas de desmatamento entre aqueles que compõem a Amazônia Legal é o Amapá, com 17 avisos de queimada registrados pelo DETER entre janeiro e agosto. Embora se apoie em uma metodologia de trabalho que utiliza dados extraídos de satélites, o INPE não escapou de críticas do presidente Jair Bolsonaro.

Quais são as consequências da destruição da Amazônia?

Do contrário, a destruição da Amazônia continuará trazendo consequências irreversíveis para o meio ambiente e a vida da população que habita a região como os indígenas, os quilombolas e os ribeirinhos. Para ampliar mais ainda seus conhecimentos sobre o tema, confira o vídeo do Greenpeace Brasil sobre a Amazônia e o Desmatamento zero:

Quais são os efeitos da devastação na Amazônia?

Conheça a partir de agora os efeitos diretos e indiretos provocados pela devastação na Amazônia. O aumento nas temperaturas em todo o planeta está ligado às emissões desenfreadas de gás carbônico na atmosfera, causadores do efeito estufa. O efeito estufa não é naturalmente nocivo.

Postagens relacionadas: