Como a radiação é utilizada na área da saúde?

Índice

Como a radiação é utilizada na área da saúde?

Como a radiação é utilizada na área da saúde?

A forma de radiação mais conhecida em diagnósticos médicos é a radiografia dos ossos através do uso de raios X. Além disso, usam-se isótopos para diagnósticos, tratamentos e detecção de drogas e hormônios no organismo.

Onde é usada à radiação na medicina?

A medicina nuclear utiliza materiais radioativos para fins diagnósticos e terapêuticos. Por meio de substâncias contendo baixas quantidades de radiação (radiofármacos), essa especialidade dá suporte à cardiologia, neurologia, hematologia, dentre outras áreas.

O que é radiação e para que ela pode ser usada?

Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. ... São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.

Onde a radiação pode ser utilizada nos dias de hoje?

Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

Onde a radiação está presente no nosso cotidiano?

A presença da radiação no cotidiano é algo muito comum. Faz-se presente em diversos aparelhos, como o microondas, e na natureza, como nos raios solares. ... A simples exposição ao sol é um tipo de radiação e a região do Campo das Vertentes propicia verões com muita insolação, o que pode ser perigoso.

Quais os benefícios da radiação?

Medicina: A irradiação possui várias aplicações na medicina. Uma delas é a radioterapia, empregada no tratamento de tumores. Também existem os radiofármacos, usados em avaliações neurológicas e cardiológicas, e os radioisótopos, cujo elemento mais comum é o iodo 131, que auxilia no diagnóstico de doenças da tireoide.

Qual a importância da radiação na saúde?

Um dos destaques vai para o câncer, que foi, durante muito tempo, uma sentença de morte. Hoje, pacientes têm acesso a terapias, chances reais de remissão e até cura, muitas vezes contando com o apoio da medicina nuclear. Se deseja saber mais sobre essa e outras aplicações da radiação na saúde, continue lendo este texto.

Quais vantagens do uso da radiação na medicina?

Monitoramento e tratamento de doenças de forma não invasiva são outras vantagens do uso da radiação na medicina. Quando há baixa exposição, praticamente não existem efeitos colaterais graves. Ocasionalmente, pode haver alergia leve ou vermelhidão na parte exposta aos rádios e partículas.

Por que a radiação pode salvar vidas?

No entanto, o uso em níveis adequados da radiação na saúde pode contribuir e muito para salvar vidas. Aliás, todos os dias somos expostos aos seus efeitos devido às substâncias radioativas liberadas pelo sol e até mesmo por resíduos industriais.

Qual a contribuição da radiação no diagnóstico e tratamento de doenças?

Por outro lado, é inegável a contribuição da radiação no diagnóstico e tratamento de doenças. Assim, entidades como o Instituto Nacional do Câncer (INCA) alertam para o uso controlado das radiações, a fim de promover benefícios à saúde da população exposta.

Postagens relacionadas: