Qual é a função do hormônio prolactina?

Índice

Qual é a função do hormônio prolactina?

Qual é a função do hormônio prolactina?

A prolactina é um hormônio conhecido por ser o principal responsável pela produção do leite materno. Esse hormônio é produzido na adenoipófise, região que fica situada no lobo anterior da hipófise. A prolactina é responsável ainda pela preparação das mamas para receber a produção do leite.

Como a prolactina age no corpo?

A prolactina é um hormônio hipofisário, que possui como principal função desencadear a produção de leite pelas glândulas mamárias durante a lactação. É secretada em quantidade variada devido a estímulos como a amamentação, ovulação, alimentação, acasalamento e tratamento com estrógeno.

O que a prolactina causa no corpo?

A prolactina é um hormônio naturalmente produzido durante a gravidez e que tem como função estimular as glândulas mamárias a produzirem leite, sendo esse aumento considerado normal, além de também ser notado um aumento próximo ao período menstrual.

O que aumenta a produção de prolactina?

- Cada vez que a mãe amamenta o filho, impulsos nervosos são enviados para o sistema nervoso central e estimulam a produção de mais prolactina, que prepara o caminho para a próxima mamada; - A sucção do mamilo estimula a liberação de outro hormônio -a occitocina- que faz o leite ser ''ejetado'' da mama.

O que libera a prolactina?

Estimulação do mamilo e exames de mamas – a sucção realizada pelo bebê causa um reflexo neural que atua no hipotálamo, liberando o Hormônio Liberador de Prolactina (PRH) que estimula a adenohipófise a liberar a prolactina.

Qual hormônio inibe a prolactina?

Por outro lado, a dopamina é o principal inibidor da liberação da prolactina. Junto com a noradrenalina, somatostatina, histamina, óxido nítrico, ácido gama-aminobutírico, dentre outros, atuam realizando a homeostasia da prolactina e mantendo o equilíbrio da secreção desse hormônio.

O que é bom para diminuir a prolactina?

Normalmente, o tratamento mais comum para baixar os níveis de prolactina são medicamentos como a cabergolina. É importante lembrar que nunca se deve usar medicamentos sem prescrição médica.

O que acontece se a prolactina estiver alta?

A alta produção de prolactina no organismo (hiperprolactinemia) será responsável por inibir a secreção de gonadotrofinas, podendo levar ao hipogonadismo, tanto em homens, quanto em mulheres. Nesse caso, isso acontecerá em decorrência dos baixos níveis de LH e FSH.

Quais são os níveis de prolactina em um adulto?

Na infância, eles são altos e diminuem até atingir os níveis de um adulto. A prolactina é um hormônio composto por vários peptídeos, que é sintetizado principalmente por células adeno-hipofisárias. Dentre essas funções, podemos dizer que a s principais são produzir leite nas glândulas mamárias e sintetizar progesterona no corpo-lúteo.

Qual a função da prolactina no corpo masculino?

O hormônio também está presente no organismo masculino. Entre suas funções, a prolactina age como um relaxante corporal após o orgasmo. Quando o valor da prolactina aumenta significamente, ela também pode causar consequências graves no corpo masculino.

Por que o exame de prolactina é importante?

O exame de prolactina é importante para indicar sinais de gravidezmas também para investigar causas de outros problemas no organismo. Por isso, caso o teste dê um resultado alto, é possível que seja em decorrência de algum de alguns fatores: uso de determinados medicamentos (como fenotiazina e metoclopramida);

Por que a prolactina pode afetar a amamentação?

A ginecologista Ana Raquel Gouvêa explica que, no geral, o nível baixo de prolactina pode causar impacto clínico se ocorrer no período da amamentação, pois a baixa do hormônio no corpo está associada com a diminuição na produção de leite ou preparo inadequado das mamas durante o período gestacional. NÃO PARE AGORA...

Postagens relacionadas: